Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeMeio AmbienteVisitas monitoradas visam conscientizar sobre a importância da Mata Atlântica

Visitas monitoradas visam conscientizar sobre a importância da Mata Atlântica

Cerca de 40 alunos da escola estadual “Professor Rogério Lázaro Toccheton” participaram, nesta terça-feira (30/05), de uma visita monitorada na Estrada Parque que liga Itu a Cabreúva. Esses alunos, que são agentes ambientais, foram acompanhados pelo educador ambiental Carlos Andrade e pela bióloga Valéria Rustici, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os temas abordados foram a importância das áreas de proteção ambiental (APA), a história da Estrada Parque, a poluição do rio Tietê e a crise hídrica, coleta de amostra de água do Tietê e os métodos de análise da qualidade, além da importância da Mata Atlântica.

Na última segunda-feira (29/05), a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram os novos dados do Atlas da Mata Atlântica, referentes ao período de 2015 a 2016.  O estudo aponta o desmatamento de 290 Km2, nos 17 estados do bioma Mata Atlântica, representando aumento de 57,7% em relação ao período anterior (2014-2015). Há 10 anos não era registrado nesse bioma um desmatamento nessas proporções.

Frente a esses dados a Secretaria de Meio Ambiente de Itu vai reforçar as ações educativas que já são realizadas com escolas municipais, estaduais e particulares para conscientizar os alunos da relevância e a importância da preservação. “O bioma que Itu está inserido é a Mata Atlântica, temos somente 9,81% de cobertura original, já que 91% foi desmatado ao longo da história. Realizar atividades que conscientizem ituanos que a conservação dos remanescentes, a recuperação de áreas degradadas e nascentes é fundamental para a continuidade de nossa vida aqui, pois sem floresta as nascentes e cursos d’água estarão cada vez mais vulneráveis”, comentou Valéria Rusticci.

O intuito também é atuar de forma mais incisiva quanto às queimadas realizadas em áreas verdes e intensificar as autuações.

Escolas interessadas em participar de visitas monitoradas nos parques ecológicos e unidades de conservação municipal podem entrar em contato pelo telefone 4025-1412 e agendar uma visita gratuita.