Widget Image
Secretarias
26/03/2024
HomeGestões AnterioresVI Jornada pelo Rio Tietê reuniu centenas de pessoas

VI Jornada pelo Rio Tietê reuniu centenas de pessoas

Centenas de pessoas que não se intimidaram com a chuva fina que caia na manhã do último sábado (20/09) foram até a Estrada Parque participar da sexta edição da Jornada pelo Rio Tietê, que neste ano teve o tema “O que você faz pelo Rio Tietê?”.

O intuito é o de mobilizar e chamar a atenção da sociedade a refletir quanto ao rio, a mata atlântica, além de ser um chamado às responsabilidades e posturas de cada cidadão quanto à busca da melhoria na qualidade do rio e o que cada um pode fazer no seu cotidiano para essa melhoria. Um exemplo é jogar lixo na rua, pois isso ocasiona o acúmulo do lixo no rio, que vem das ruas e beiras de córregos urbanos.

A Jornada contou com um mutirão de limpeza das margens do rio e uma caminha que saiu da Gruta da Glória e foi até a cidade de Cabreúva. Compareceram escolas, grupo de escoteiros, a Eppo Ambiental, a Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu), a Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais, Secretaria de Meio Ambiente e voluntários de diversas cidades que são cortadas pelo Tietê.

Roberto Munhoz Gonçalves, gerente de qualidade/meio ambiente da Guarany, compareceu ao evento junto com a esposa Maria Luiza e o filho Felipe. “O evento é extremamente importante à medida que consegue mudar a cultura atual e reativa da população em relação à  falta de conscientização ambiental para uma postura mais proativa, onde o meio ambiente passa a fazer parte do nosso cotidiano e, com isto, a população passa a cuidar melhor de todos os assuntos ambientais”, ressaltou Gonçalves.

Ele comentou que, mesmo o filho tendo apenas 11 anos, ele já tem uma consciência e cultura ambiental e esta é uma forma de incentivá-lo a continuar se dedicando a este tema tão importante para a geração futura. Após a Jornada, Felipe foi convidado a plantar uma árvore ao lado da sede do SOS Mata Atlântica, como forma de agradecimento por sua participação e empenho durante a retirada do lixo às margens do Rio. Os colaboradores do grupo de preservação ambiental e da área de marketing da Guarany também marcaram presença.

A Jornada pelo Rio Tietê é realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura de Salto, Prefeitura de Cabreúva, SOS Mata Atlântica, Pastoral da Ecologia, Inevat, Eco Salto, itu.com, Associação Vale Verde, GT Jeriva, Agencia Reguladora-Itu e Guarany. A secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero e o vereador professor Feital também compareceram.

Durante a Semana da Árvore e do Rio Tietê acontecerão oficinas, implantação de horta orgânica, distribuição de mudas de árvores nativas, oficinas de ecoarte e muitas outras atividades ligadas ao meio ambiente para adultos e crianças.

Além da Jornada pelo Rio Tietê, a doação de mudas de árvores nativas, entre os dias 22 e 26 de setembro, e o Seminário Mata Atlântica, que acontece nesta terça-feira (23/09) também merecem destaque.
 
Confira abaixo a programação completa da Semana da Árvore e do Rio Tietê:
 
De 22 a 26 setembro
8h às 16h – Doação de mudas de árvores nativas
Locais: Viveiro Santa Teresa, Viveiro Martinho Di Ciero, Centro de Educação Ambiental Villa, Bosque Alceu Geribello e Parque do Varvito
 
22 de setembro
Dia mundial sem carro e Dia do Rio Tietê
8h às 17h – Cadastramento do Carona Solidária para funcionários do Centro Administrativo Municipal
Local: Secretaria de Meio Ambiente – Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro
8h30 – Oficina plante e cuide
Local: Emei Rosa Gimenes Felix – Avenida Pasquale Iaquinto, Potiguara
9h e 14h30 – Plantio de árvores
Emei Abriza Demétrio Assaf – Rua José Carlos Moreno, 88, Vila Progresso
 
23 de setembro
Início da Primavera
14h30 – Oficina de flores e implantação de horta orgânica
Local: Escola de Cegos Santa Luzia – Rua Jasmim, 71, Parque Industrial
19h30 – Seminário Mata Atlântica
Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal – Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro
 
24 de setembro
10h – Oficina horta orgânica
Local: Centro de Referência Especializado de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua – Rua Manoel Silveira Camargo, 151, Vila São Francisco
 
25 de setembro
9h – Oficina de sementes
10h – Dança Circular
Local: Bosque Alceu Geribello, Rua Niterói, 134, Bairro Brasil
14h – Oficina árvores generosas: uma proposta de arte e meio ambiente
Local: Cea Villa, Rua Anthígio Caviquini, 745, Presidente Médici
 
26 de setembro
8h30 – visita monitorada ao Parque do Varvito e Bingo das árvores – Avenida Parque do Varvito, 400, Parque Nossa Senhora Candelária

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu