Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresVereadores e secretários municipais vistoriam obras de saneamento

Vereadores e secretários municipais vistoriam obras de saneamento

A AR-Itu (Agência Reguladora dos Serviços Delegados) organizou na última quinta-feira (07/03) uma visita monitorada às obras em execução pela concessionária Águas de Itu. Coordenada pelo superintendente da AR-Itu, Maurício Dantas, a atividade contou com a participação de vereadores e secretários municipais, que tiveram a oportunidade de conhecer as importantes obras e melhorias na área de saneamento em toda a cidade.

O itinerário teve como ponto de partida a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Rancho Grande, principal do município e que vem recebendo significativas melhorias nos últimos anos. Todos os grandes investimentos realizados no local para a melhoria da qualidade e quantidade da água tratada foram detalhados aos membros do Legislativo.

Na sequência todos partiram para conhecer o início das obras de construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Pirajibú, que vai possibilitar, quando de sua inauguração, prevista para o segundo semestre deste ano, o tratamento de todo o esgoto coletado na região do Pirapitingui e, com isso, que o município de Itu passe a ter 100% do esgoto coletado tratado, sendo uma das poucas a atingir este item em todo o Brasil.

Depois de toda a planta ter sido detalhada junto aos visitantes ainda nas proximidades, foi visitada a construção do vertedouro e ponto de captação de água bruta no ribeirão Pirajibú, que será levada até a nova e moderada ETA dentro da área do Hospital do Pirapitingui. Neste aspecto, todo o trabalho de construção da adutora foi minimamente detalhado, sendo que as obras neste sentido já se encontram bastante adiantadas.

Logo após toda a explanação e os esclarecimentos necessários, a comitiva foi conhecer importante obra que possibilitará a triplicação da capacidade de oferecimento de água tratada a toda a região do Pirapitingui, a nova ETA do hospital, construída com a mais moderna tecnologia que minimiza a perda de água, principalmente a chamada água de lavagem, de manutenção.

A efetivação desta obra garantirá para os próximos 30 anos o atendimento do grande crescimento demográfico desta região, assim como também garantirá e manterá a vinda das grandes empresas que estão se instalando nas áreas industriais próximas.

Participaram da visita monitorada os vereadores Dr. Sérgio Castanheira, Eduardo Ortiz, Matheus Costa e Zelito do Quiosque, além de assessores dos vereadores Dr. Bastos e Balbina de Paula Santos. Também estiveram presentes os secretários municipais Patrícia Otero (Meio Ambiente), José Angel Lobato (Obras e Serviços Viários) e José Rubens Nunes Gomes (Apoio ao Emprego e Incentivo ao Desenvolvimento Empresarial).

 


PL
Fotos: João Campanelli/AI Prefeitura de Itu