Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeGestões AnterioresVereadores de Itu vistoriam obras da adutora Mombaça

Vereadores de Itu vistoriam obras da adutora Mombaça

A pedido do prefeito Antonio Tuíze, os vereadores que compõem a base aliada ao Governo Municipal estiveram na manhã desta sexta-feira (26/09), vistoriando as obras da adutora Mombaça, localizada às margens da na estrada rural do Pau D’Alho.

A comitiva de vereadores contou com as presenças do presidente da Câmara, Marco Aurélio Bastos, do líder do prefeito, Marquinhos da Funerária e Zelito do Quiosque, Professor Feital, Josimar Ribeiro, Jabá, Nair Langue, Sérgio Castanheira e Olavo Volpato. Eles percorreram a estrada vicinal, desde o canteiro de obras, que já conta com cerca de quatro quilômetros de tubos assentados em duas semanas de trabalhos realizados, e puderam conhecer mais de perto os locais onde haverá captação de água (ribeirões Mombaça e Pau D’Alho). A obra possibilitará o reforço de aproximadamente 280 litros de água por segundo para a ETA I (Estação de Tratamento de Água) do Rancho Grande, responsável pelo abastecimento da região central da cidade.

O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamentos da AR-Itu, equivale sozinho a 50% da captação da estação em períodos normais. A indicação do Mombaça como alternativa para enfrentar a estiagem mais severa dos últimos 123 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora.

São 22,5 km de extensão de adutora. Para tanto, foram adquiridos 2.000 tubos de PVC (Defofo) de 500 milímetros de diâmetro, para uma extensão de 12,2 quilômetros e 1.750 tubos de ferro, que serão utilizados em cerca de 10,3 quilômetros da adutora. Serão necessárias também duas bombas centrífugas bi-partidas horizontalmente, com sucção 350 mm e recalque 200 mm.

Texto: Decom
Fotos: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu