20/08/2017

7 Maravilhas de Itu

Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

Construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz, a matriz de Nossa Senhora da Candelária ganhou o aspecto atual após várias reformas, destacando-se os trabalhos de Ramos Azevedo e de Paula Souza.

Em seu interior, a igreja é ornada com acabamentos nos estilos Barroco e Rococó, abrigando obras de José Patrício da Silva, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior. A Matriz Nossa Senhora da Candelária detém a maior paróquia de Itu e é tida como uma das mais tradicionais igrejas da cidade.
____________________________________________________________________________________________

Igreja do Bom Jesus

Erguida no local onde existiu a primeira capela do período da fundação de Itu, a Igreja do Bom Jesus foi idealizada pelo padre Manoel da Costa Aranha, no século XVIII.

Durante décadas, a Igreja do Bom Jesus foi a Matriz de Itu e passou por uma série de reformas, ganhando aspectos da arquitetura romana.

No seu topo há as imagens dos quatros evangelistas (São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João) e no altar-mor está a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho e a estátua do orago do Bom Jesus. A edificação ainda sedia o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Situada diante da Praça da Independência, ponto conhecido pelas palmeiras que simbolizam Itu, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1719, abrigando em sua vistosa estrutura um convento de freis carmelitas. O conjunto arquitetônico, que compreende a igreja, o convento e outras instalações, ocupa quase todo quarteirão e atrai a atenção de todos que passam pelo local.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

Na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio está o túmulo de Madre Maria Theodora Voiron, religiosa francesa que se destacou em Itu por educar garotas de origem humilde, através de seu trabalho no colégio das irmãs de São José, criado em 1859.

Á Madre Theodora são atribuídas inúmeras graças e seu processo de beatificação está em andamento. A igreja foi inaugurada em 1819, tendo sido projetada pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, arquiteto, operário, artista e devoto de Nossa Senhora do Patrocínio

Museu Republicano “Convenção de Itu”

No ano de 1867, foi inaugurado um elegante sobrado, situado então à Rua do Carmo, atual Barão do Itaim, construído a mando de Francisco de Almeida Prado. Por herança passou a pertencer aos irmãos Carlos e José de Almeida Prado. A fachada foi revestida de azulejo. Foi nesse prédio que, a 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu.

No Cinqüentenário dessa Convenção, o sobrado foi transformado em 1923, pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa em museu, o qual possui valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu.

Telefone: (011) 4023-0240. Rua: Barão do Itaim, 67, Centro.

Regimento Deodoro (Antigo Colégio São Luis)

O Colégio São Luis fundado em 1867 foi erguido em terrenos do antigo Seminário do Bom Conselho, por padres da Companhia de Jesus, vindos de Roma.

Em 1872, o Colégio já contava com elegante igreja e imponentes edifícios, reunindo anualmente cerca de 400 alunos vindos de toda a Província.

Funcionou em Itu até o ano de 1917, quando foi transferido para São Paulo, passando a propriedade do imóvel para o Governo Federal, que nele instalou o Regimento Deodoro. Após 1918, com a implantação do Quartel, a Praça Duque de Caxias, que representava o acesso para a estrada de Jundiaí, incorporou-se ao ufanismo e usos e costumes do povo ituano.

No Museu do Quartel se encontram diversos tipos de materiais e artefatos, com destaque para: troféus, alguns da década de 30, uniformes do início do século passado, equipamentos e utensílios utilizados pelos soldados na 2ª Guerra Mundial.

Também faz parte do complexo a Igreja São Luis Gonzaga, que durante anos foi alojamento da extinta BCR (Bateria de Comando do Regimento), sendo reaberta em 1979.

Telefone: (11) 4022-1184. Praça Duque de Caxias, 284, Centro.

Parque do Varvito

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores.

Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído numa área de 44.346 m2 da antiga pedreira.

Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para dominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.

O Parque do Varvito, além de oferecer ambiente agradável em contato com a natureza e com painéis didáticos sobre a manifestação geológica, mantém outros atrativos para os visitantes como a gruta lágrima do tempo, bosques, lago, cascata, quiosques, playground, anfiteatro ao ar livre e espaço para exposições.

Possui lanchonete e estacionamento para carros, motos e ônibus. Localiza-se a 1400 metros do centro histórico de Itu e a 400 metros da Rodovia Santos Dumont. Telefone: (11) 4022-2181.

Endereço: Rua do Varvito, s/n ““ Bairro Parque Nossa Senhora da Candelária.