Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeSaúdeTuíze reforça pedido de incluir Itu e Salto na luta contra o crack

Tuíze reforça pedido de incluir Itu e Salto na luta contra o crack

O prefeito ituano foi à Brasília para oficializar a proposta de uma cobertura intermunicipal do programa federal “Crack, é possível vencer”

Em Brasília, o prefeito de Itu, Antônio Tuíze (PSD), teve um novo encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e formalizou seu pedido de incluir Itu no programa nacional de combate ao crack. O secretário municipal de Governo, Rick Schmidt, o ex-prefeito de Itu, Herculano Passos (PSD) e o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli (PT) também participaram da audiência na qual um ofício em nome das duas cidades foi entregue nas mãos de Eduardo Cardozo.

O documento explica a proximidade e integração dos dois municípios que, juntos, somam mais de 260 mil habitantes. Tuíze está empenhado na inclusão de Itu no programa federal “Crack, é possível vencer”, direcionado para municípios acima de 200 mil moradores. Diante dessa condição imposta pelo Governo Federal, o prefeito ituano está coordenando a mobilização com a cidade vizinha para a inclusão conjunta no programa, que consiste numa ampliação e inovação do “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack”.

Os objetivos do Governo Federal são aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação. O plano nacional prevê o investimento de R$ 3,92 bilhões com atuação articulada entre governo federal, estados e municípios, além da participação da sociedade civil e o monitoramento intensivo das ações.

O prefeito Tuíze explicou que, além de ser uma questão de segurança pública, o problema do crack abrange outras esferas inclusas no programa federal como o cuidado e a prevenção. Estão envolvidos os ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, entre outros.

Ribeirão Piraí

Ainda em Brasília, no Ministério das Cidades, o prefeito de Itu, Antônio Tuíze, participou de uma audiência representando o Conirp (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí), acompanhado do prefeito saltense Juvenil Cirelli, do secretário ituano Rick Schmidt e do superintendente da AR-Itu (Agência Reguladora dos Serviços Delegados).

O encontro teve a presença do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia. Recém eleito presidente do consórcio, Tuíze discutiu detalhes do uso dos recursos financeiros e das desapropriações na área da represa Piraí. A obra regional pretende garantir o abastecimento de água para as cidades de Cabreúva, Indaiatuba, Itu e Salto.


VD