Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresTuíze entrega chaves das casas próprias para famílias da antiga Prodemi

Tuíze entrega chaves das casas próprias para famílias da antiga Prodemi

Elizete Rodrigues recebe das mãos do prefeito Antonio Tuíze as chaves de sua nova casa.Emoção toma conta de inauguração do conjunto habitacional Esperança no bairro Cidade Nova

Na manhã desta terça-feira (17/09), a cerimônia de entrega das casas às 12 famílias que moravam no antigo prédio da Prodemi foi repleta de emoção. Em meio a lágrimas, uma a uma das famílias foi recebendo o certificado de propriedade e as chaves de suas novas moradias das mãos do prefeito de Itu, Antonio Tuíze e demais autoridades presentes ao evento. As casas foram construídas nas Ruas Tanabi e Ribeirão Preto, no bairro Cidade Nova, por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura de Itu e a Caixa Econômica Federal, junto ao FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).

“Estamos restabelecendo a dignidade que foi tirada de vocês”, declarou o prefeito Tuíze que também destacou a importância de todos cuidarem bem das casas. ”A transferência das famílias teve início com o trabalho do ex-prefeito Herculano Passos e concluímos agora, é um trabalho conjunto e contínuo”, comentou Tuíze.

Além do prefeito Tuíze, também estiveram presentes o vice-prefeito, Neto Beluci; o presidente da Câmara de Vereadores, Josimar Ribeiro; o secretário municipal de Habitação, Luiz Costa; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Zélia Vaccari Gomes; o ex-prefeito de Itu, Herculano Passos Junior (representando a deputada estadual Rita Passos); demais secretários, diretores municipais e vereadores e Patrícia Sousa Quintino, gerente geral da agencia Itu da Caixa Econômica Federal

As novas moradias estão em uma região onde há escolas, creche, supermercados, feira livre, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Terminal Rodoviário e do Centro Administrativo Regional que possui Acessa São Paulo, biblioteca pública, um posto do Fundo Social de Solidariedade de Itu e do maior Cras (Centro de Referência e Assistência Social) em área construída do Estado, o “Frei Alípio Both”.

Os moradores receberam kits de higiene bucal, limpeza, cesta básica e um kit de jardinagem. Todas as crianças das famílias que irão para as novas casas já estão matriculadas nas escolas localizadas próximas às residências. As matrículas foram providenciadas pelo Município, como parte das ações realizadas para a mudança das famílias.

As famílias contempladas moravam em um local adaptado e agora têm uma casa que conta com dois quartos, banheiro, quintal, sala e cozinha. No local também já foram construídas calçadas e um pequeno bosque com iluminação e bancos, para que os moradores tenham uma área de lazer. Como parte do projeto as cerca de 60 pessoas tiveram a mudança realizada gratuitamente pela Prefeitura também nesta terça-feira.

Sonhos realizados

Pouco antes do início da cerimônia de entrega das chaves a doméstica Elizete Rodrigues já planeja como seria a sua casa, com cortinas e o quarto dos filhos todo arrumado. “O meu sonho chegou”, declarou emocionada.

Para a família de Roberto Moraes e Ivone Monteiro Barbosa, marido e esposa, a nova moradia tem um valor ainda mais especial. “Eu trabalhei na construção das casas como servente de pedreiro, da fundação ao acabamento, foi um trabalho muito cansativo, mas a vitória é ainda maior”, comentou Roberto que ainda diz querer fazer uma horta no quintal da casa. “Eu nem consigo acreditar, parece um sonho, nem dormi direito essa noite, daqui para frente terei mais tranquilidade”, falou Ivone Monteiro.

Novas unidades habitacionais

Em apenas nove meses de mandato, o prefeito Tuíze já confirmou a construção de mais de 2,2 mil unidades habitacionais na região do Pirapitingui. Esses números vêm de 600 apartamentos que serão construídos nos conjuntos Alpes I e II, somados às 1680 moradias previstas pelos programas Itu G e H.

Nesta terça-feira (17/09), Tuíze anunciou ainda as tratativas para mais mil moradias em outra região de Itu, nas proximidades da Estrada do Sete Quedas. Com isso, serão 3,2 mil unidades para a primeira faixa de renda familiar (0 a 3 salários mínimos) no programa Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, será feito o desfavelamento da Vila Lucinda com 40 casas previstas para serem entregues no próximo mês e outras 48 em uma segunda fase.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu