Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeGestões AnterioresTubulação para obras da adutora Mombaça começa a chegar em Itu

Tubulação para obras da adutora Mombaça começa a chegar em Itu

Reunião na Prefeitura detalha logística de transporte de equipamentos e mobilização de pessoal para início das obras, previsto para a próxima semana

Os primeiros lotes de tubos adquiridos para a construção da adutora Mombaça começam a chegar nesta sexta-feira (05/09) em Itu. A ação é o desdobramento imediato de uma reunião de trabalho ocorrida na manhã de quinta-feira (04/09) entre o prefeito Antonio Tuíze e representantes da concessionária e da AR-Itu (Agência Reguladora), realizada no gabinete do prefeito.

Durante o encontro, foram detalhados pontos do projeto executivo da captação de água nova junto aos ribeirões Mombaça e Pau D’Alho, além de discutidos os procedimentos operacionais para a chegada de material e mobilização de mão de obra visando o início da obra, previsto para a semana que vem.

De acordo com a concessionária, a empreiteira já está contratada e o transporte da tubulação envolve aproximadamente 100 carretas trazendo cerca de 3.750 tubos para a cidade, em um prazo estimado de dois meses. A nova adutora terá dois tipos de tubulação. Os primeiros materiais fazem parte do lote de 2.000 unidades de tubos de PVC (Defofo) de 500 milímetros de diâmetro, para uma extensão de 12,2 quilômetros. Também já foi adquirido pela concessionária o lote de 1.750 tubos de ferro, que serão utilizados em cerca de 10,3 quilômetros da adutora.

O prefeito Tuíze e o vice prefeito Neto Beluci, estiveram nesta tarde na fábrica Corr Plastik, na cidade de Cabreúva, acompanhando o carregamento do primeiro lote de tubos. A chegada do material, assim como a mobilização da empreiteira em relação a equipamentos e pessoal, também está sendo acompanhada por técnicos do grupo Águas do Brasil, que aguarda a autorização do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para iniciar as atividades da concessionária Águas da República.

 
Prioridade

Nesta terça-feira (02/09), o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo concedeu a outorga necessária para a obra que visa garantir o abastecimento de água em Itu. A adutora Mombaça vai possibilitar o reforço de aproximadamente 280 litros de água por segundo para a ETA I (Estação de Tratamento de Água) do Rancho Grande, responsável pelo abastecimento da região central da cidade. Esse volume, segundo levantamentos da AR-Itu (Agência Reguladora), equivale sozinho a 50% da captação da estação em períodos normais.

A obra da adutora Mombaça está orçada em R$ 30 milhões e faz parte das três ações prioritárias exigidas pela Prefeitura durante a anuência da venda da concessionária. As demais são o desassoreamento das represas Fubaleiro e Itaim e melhoria da qualidade do atendimento aos munícipes. Além disso, diante da forte estiagem e por determinação da Prefeitura, caminhões-pipa passaram a injetar 3 milhões de litros de água por dia no sistema de abastecimento da cidade.

 

Fotos: Leivanira Prieto/Prefeitura de Itu