15/04/2024
HomeGovernoTransporte público: Prefeitura barra tarifa de R$ 5,09 e só autoriza reajuste de acordo com a inflação

A tarifa de R$ 3,60 passará para R$ 3,80 a partir de 1º agosto para usuários do cartão comum

A Prefeitura de Itu não concordou com a proposta de aumento da passagem de ônibus para R$ 5,09, apresentada pela empresa responsável pelo serviço de transporte público na cidade. A administração municipal considerou o valor abusivo e só autorizou o reajuste de acordo com a inflação. Desta maneira, a tarifa que atualmente é de R$ 3,60 irá para R$ 3,80 para usuários do cartão comum. A nova tarifa entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
Há ainda a integração para os usuários de cartão, possibilitando (no prazo de uma hora) a utilização de mais de um ônibus com a mesma passagem, desde que não seja da mesma linha. Já para a compra da passagem na catraca com dinheiro e para o VT (vale transporte) a tarifa será de R$ 4,00. O passe estudantil será de 50% deste valor, ou seja, R$ 2,00.
A viação justificou seu pedido inicial de aumento, mencionando os valores de óleo diesel, pneus e outros insumos, assim como o dissídio concedido aos motoristas no mês de maio. Mesmo assim, o governo ponderou um reajuste que causasse o menor impacto possível aos usuários do sistema de transporte público.