Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaTraditional Jazz Band encerra programação do Festival de Artes de Itu

Traditional Jazz Band encerra programação do Festival de Artes de Itu

Para encerrar os 37 dias de atrações do 21º Festival de Artes de Itu a Traditional Jazz Band faz uma apresentação gratuita neste sábado (12/07), às 20h, no auditório do Quartel.

A Traditional Jazz Band surgiu em 1964 quando um grupo de jovens universitários paulistanos se uniu com a proposta não de copiar o jazz primitivo, mas sim recriá-lo num espírito evolutivo. Nascia a Traditional Jazz Band (TJB) que há mais de quatro décadas mantém viva as raízes do gênero no Brasil.

A banda é formada por Austin Roberts (trumpet), Marcos Mônaco (clarinete, sax-alto, sax-tenor, sax-soprano e flauta), William “Willie” Anderson (Trombone), Luchin Montoya (piano), Eduardo “Dudu” Bugni (banjo e violão), Carlos Chaim (contrabaixo) Alcides Lima, o Cidão (bateria e washboard) que também é o apresentador da banda.

Alguns dos atuais músicos como Dudu, Austin e Cidão fizeram parte da primeira formação, os outros músicos entraram depois na banda. O grupo já realizou centenas de shows no Brasil e no exterior incluindo participações de destaque em vários Festivais de Jazz nos Estados Unidos, nas cidades de New Orleans, Washington, Boston, Nova Iorque, notadamente por três vezes no Heritage Jazz Festival, o maior festival de jazz tradicional do mundo que ocorre anualmente em Sacramento, na California.

Seguidora dos grandes mestres do gênero, a banda adicionou no programa apresentado durante a turnê nos EUA o espírito “verde e amarelo” ao estilo, criando a primeira versão mundial de jazz temperado com samba para “In the Mood”, um dos maiores sucessos de Glen Miller.

O humor é outra característica está presente durante os shows. O clima é descontraído e informal, misturando música, informação, e muitas vezes os músicos da banda dão a impressão de estarem se divertindo mais que a própria plateia. O resultado é que o público se diverte e aprende a conhecer um pouco mais sobre essa música que nasceu tão longe do Brasil, mas que cada vez ganha mais adeptos.

O Festival de Artes de Itu é realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Rurais e da Regional do Pirapitingui, com dezenas de atrações que divertiram adultos e crianças, ituanos e turistas em seus mais de 30 dias de apresentações e oficinas.

Texto e foto: Divulgação