23/03/2024
HomeTurismoTradicionais tapetes de Corpus Christi serão confeccionados em Itu

Tradicionais tapetes de Corpus Christi serão confeccionados em Itu

Como acontece há décadas, na próxima quinta-feira (15/06), será realizada em Itu a confecção dos tapetes, missa e procissão de Corpus Christi. Com o apoio das Secretarias Municipais de Turismo, Lazer e Eventos, Serviços Urbanos e Segurança, Trânsito e Transportes, as ruas centrais da cidade ficarão coloridas e enfeitadas com quilômetros de imagens realizadas por milhares de pessoas de paróquias da cidade.

Palha de arroz, serragem colorida, cascas de ovos, borra de café, tampinhas de garrafas entre muitos outros materiais fazem parte dos enfeites que começam a ser confeccionados assim que o dia amanhece. Os tapetes de Corpus Christi é mais um dos atrativos que leva a cidade a receber milhares de turistas na data, mais um motivo de Itu manter a tradição que persiste em poucos lugares no país.

Os materiais para a realização dos tapetes são doados pela população ou conseguidos pela organização do evento. Também há famílias que guardam pó de café, tampinhas de garrafa entre outros materiais durante todo o ano e no dia de Corpus Christi levam tudo pronto para as ruas.

Já a serragem que será usada na quinta-feira é tingida pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos que, para o tingimento, colocam a tinta e a serragem em betoneiras para que tudo seja misturado de forma homogênea. O trabalho, desde o tingimento até a confecção dos tapetes, é acompanhado pela família Scalet que há anos participa dos preparativos dos tapetes de Corpus Christi.

Todas as igrejas de Itu são envolvidas no dia, cada comunidade realiza uma parte do tapete e todos se dispõem a acordar cedo e trabalhar para poder fazer um grande trabalho em equipe evitando assim que a tradição se perca.

A Missa de Corpus Christi será celebrada às 16h, na Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, pelo pároco padre Francisco Carlos Rossi e, em seguida terá início a procissão, que passará pelos tapetes no seguinte trajeto: Rua Barão do Itaim, Praça da Independência (Carmo), Rua Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), Rua Paula Souza, com destino final na Praça Padre Miguel (Matriz), em frente à Igreja Matriz, onde encerrarão as festividades com a benção do Santíssimo Sacramento.

São quilômetros de tapetes feitos com palha de arroz, serragem, casca de ovos e muitos outros materiais

A confecção dos tapetes é realizada por voluntários das paróquias da cidade