18/04/2024
HomeEsportesTorneio de futebol em Itu reúne times japoneses e equipes do interior paulista

Torneio de futebol em Itu reúne times japoneses e equipes do interior paulista

Teve início na manhã desta segunda-feira (24/07), no Estádio Municipal “Dr Novelli Júnior”, o I Torneio Internacional de Futebol Sub 17 ItuCup – 2017. O evento é realizado pela Prefeitura de Itu em parceria com o Centro Esportivo Pé de Moleque.
O prefeito Guilherme Gazzola, o secretário municipal de Esportes, Douglas Boschetti, o coordenador geral responsável pela vinda das equipes japonesas, Edson Dôi, e o representante do Centro Esportivo Pé de Moleque, Mário Silveira Araújo Neto (Marinho) prestigiaram a abertura do Torneio.
O I Torneio Internacional ItuCup de futebol, que prossegue até 1º de agosto, reúne equipes japonesas e do interior de São Paulo, inclusive do Ituano e da Secretaria Municipal de Esportes (SEME), na categoria Sub 17. Entre os objetivos do torneio estão o intercâmbio cultural e promoção da cidade para sediar eventos internacionais. O evento faz parte do calendário do Consulado Geral do Japão em São Paulo e já se tornou tradição na cidade.
Participam da competição as seguintes equipes: Seimei Gakuin, Seimei Gakuin B, FC Toripletta, FC Toripletta B, Yugakkan, Teikyo Nagaoka, Ituano, SEME, Comercial (Tietê), Shandong Luneng Taishan FC (Porto Feliz), Primavera (Indaiatuba), Audax (Porto Feliz). Os times japoneses serão dirigidos por técnicos brasileiros com passagem pelo Ituano como Ademar, Batata, Fabrício, Zé Carlos e Zé Luiz.
A ligação de Itu com o Japão é muito forte devido à colônia nipo-brasileira instalada no município, tendo se estreitado ainda mais por meio da cidade-irmã japonesa, Ito.