10/04/2024
HomeGestões AnterioresTítulo de Cidadania Ituana é entregue a João Baptista Filho

Título de Cidadania Ituana é entregue a João Baptista Filho

Na noite da última sexta-feira (19/09) a Câmara de Vereadores de Itu entregou o Título de Cidadania Ituana a João Baptista Filho, popularmente conhecido como “João da Areia”, pelos serviços prestados à comunidade. A propositura foi do vereador Zelito do Quiosque.

Familiares e amigos compareceram a cerimônia que contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Marco Aurélio Bastos; do vereador Olavo Volpato; do secretário municipal de Governo, Rick Schmidt e do 2º Tenente do Exército Brasileiro, Gilsimar Antonio Pena, delegado da 23ª Delegacia de Serviço Militar de Itu.

João Batista Filho nasceu em 10 de junho de 1937, em Palestina, Município de São José do Rio Preto interior do Estado de São Paulo, cidade onde viveu com seus pais até os 15 anos de idade, quando decidiram vir para Itu.

Mudou-se para o Bairro Alto, junto a Rua Doutor Graciano Geribello, onde reside até hoje. O apelido “João da Areia” veio de quando começou a trabalhar por conta transportando e vendendo areia com o seu próprio caminhão.

Em 1997 foi escolhido para ser presidente da Sociedade Amigos do Bairro Presidente Médici (SAPREME). Nessa época seu João recebeu uma doação de cadeiras de roda e, com o intuito de ajudar a todos que necessitam, o emprestou as cadeiras para pessoas que precisavam por diversos problemas de saúde.

Desde então, com o apoio da própria população, passou a emprestar e doar não só cadeiras de roda, mas também muletas, cadeiras de banho, móveis, entre outros.

Atualmente seu João já é aposentado e tem uma oficina em sua garagem onde ele mesmo organiza e faz a manutenção das diversas doações que recebe e repassa para aqueles que vão a sua procura.

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu