Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeCulturaTapetes de Corpus Christi atraem milhares de pessoas às ruas de Itu

Tapetes de Corpus Christi atraem milhares de pessoas às ruas de Itu

Como já é tradição, na próxima quinta-feira (30/05), acontece em Itu a confecção dos tapetes, missa e procissão de Corpus Christi. Com o apoio das Secretarias Municipais Serviços Urbanos e Rurais, de Turismo, Lazer e Eventos e Segurança, Trânsito e Transportes, as ruas centrais da cidade ficarão coloridas e enfeitadas com quilômetros de imagens realizadas por milhares de pessoas de paróquias da cidade.

Palha de arroz, serragem colorida, cascas de ovos, borra de café, tampinhas de garrafas entre muitos outros materiais fazem parte dos enfeites que começam a ser confeccionados assim que o dia amanhece. Os tapetes de Corpus Christi é mais um dos atrativos que levam a cidade a receber milhares de turistas na data, mais um motivo de Itu manter a tradição que persiste em poucos lugares no país.

Os materiais para a realização dos tapetes são doados pela população ou conseguidos pela organização do evento. Também há famílias que guardam pó de café, tampinhas de garrafa entre outros materiais durante todo o ano e no dia de Corpus Christi levam tudo pronto para as ruas.        Todas as igrejas de Itu são envolvidas no dia, cada comunidade realiza um pedaço do tapete e todos se dispõem a acordar cedo e trabalhar para poder fazer um grande trabalho em equipe evitando assim que a tradição não morra.

Ao contrário do que tem ocorrido em anos anteriores, a missa de Corpus Christi, que será celebrada por Monsenhor Durval de Almeida, acontecerá às 18h, após a procissão que sairá às 16h passando por cima dos tapetes, lembrando a caminhada do povo de Deus que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Também é nesta quinta-feira que a Igreja de Nossa Senhora da Candelária será reaberta ao público, após período em que esteve fechada para troca do piso, com uma missa celebrada às 7h. Logo após, às 10h acontece outra missa seguida da adoração do Santíssimo que segue até às 15h30.

Tradição em família

Há quase 50 anos a família Scalet participa dos preparativos dos tapetes de Corpus Christi na cidade de Itu. Em 1966, Cide Scalet começou a cuidar da confecção dos tapetes e hoje seus filhos e netos mantêm a tradição. Hoje ele já não tem mais condições de continuar à frente da organização, porém está sempre preocupado com o que está sendo feito, por isso a família já assumiu este compromisso.

Toda a serragem que será usada na quinta-feira foi tingida pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais e familiares de Scalet que, para o tingimento, colocam a tinta e a serragem em betoneiras para que tudo fosse misturado de forma homogênea.