Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaSemana Padre Bartolomeu Taddei começa no dia 1º de junho

Semana Padre Bartolomeu Taddei começa no dia 1º de junho

Celebrações religiosas e eventos marcam a memória do missionário jesuíta

Entre os dias 01 e 07 de junho a cidade de Itu celebra pela primeira vez a Semana Padre Bartolomeu, a fim de homenagear a memória de um dos mais importantes missionários católicos da história do Brasil que viveu em Itu por cinquenta anos.

A programação, composta de cerimônias religiosas e eventos culturais, será realizada na Igreja do Bom Jesus e é parte integrante das celebrações dos 180 anos do nascimento do Padre Taddei.

A iniciativa partiu da Igreja do Bom Jesus (Paróquia Nossa Senhora Candelária) e do seu centro do Apostolado da Oração em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Cultural de Itu e Biblioteca História Padre Luiz D’Elboux.

Padre Bartolomeu Taddei (1837 – 1913) nasceu na Itália onde foi ordenado sacerdote e entrou para a Companhia de Jesus. Fez parte do grupo de jesuítas que fundou o Colégio São Luís. Atuou como missionário por todo o território brasileiro, criando centros do Apostolado da Oração em todas as dioceses do país, o primeiro em 1871, na Igreja do Bom Jesus.

É o pioneiro da imprensa católica no Brasil, fundador da revista Mensageiro do Coração de Jesus, cuja edição de junho deste ano traz na capa a foto do Santuário Nacional do Apostolado da Oração, erigido pelo Padre Taddei em Itu. Faleceu na Igreja do Bom Jesus em 1913. Seu corpo foi sepultado no Santuário anexo à igreja. Há décadas a comunidade tem desejado a abertura de um processo pedindo a sua beatificação.

O ponto alto das celebrações será a Missa Cantada, no domingo, dia 04 de junho, às 9h quando a Schola Cantorum de Itu participará executando a Missa Prima Pontificalis, de Perosi e em seguida a inauguração do Memorial do Apostolado da Oração, na mesma igreja, que estará aberto de terça a domingo, com informações sobre a história da igreja do Bom Jesus e objetos significativos para a sua memória.

Acompanhe abaixo a programação completa:

01ª de junho – quinta-feira
18h -Missa – abertura da Semana Comemorativa

02 de junho – sexta-fei ra
17h – Hora Santa e Bênção do Santíssimo Sacramento
18h – Missa de Comunhão Geral – Apostolado da Oração

03 de junho – sábado
18h – Missa pedindo a beatificação do Padre Taddei
19h30 – Concerto: A música na Igreja Bom Jesus

04 de junho – domingo
9h – Missa Cantada
10h30 – Cerimônia de Inauguração do Memorial do Apostolado da Oração de Itu

05 de junho – segunda-feira
– visita de alunos – Memorial do Apostolado da Oração
18h – Missa pedindo a beatificação do Padre Taddei

06 de junho – terça-feira
18h – Missa pedindo a beatificação do Padre Taddei

07 de junho – quarta-feira
18h – Missa – encerramento da Semana Comemorativa