Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresSemana das Águas teve saldo positivo

Semana das Águas teve saldo positivo

Com o jogo “Cooperação das Águas” disponibilizado na barraca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para os frequentadores do projeto Vida em Movimento do último domingo (24/03), a cidade de Itu encerrou a Semana das Águas.

Segundo a secretária municipal Patrícia Otero, “a intensa semana trouxe discussões interessantes para a cidade de Itu, pois conseguiu envolver jovens estudantes, crianças e população em torno de seu objetivo, que era o de procurar cooperação para os cuidados com a água”.

Conferências

O prefeito Antonio Tuíze participou de duas importantes conferências realizadas dentro da Semana das Águas. Uma delas foi a Conferência “Cooperação Água – Gestão das Águas na Bacia do Sorocaba e Médio Tietê”, com palestra proferida pelo Prof. Dr. André Cordeiro, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar – campus Sorocaba), com participação de alunos das escolas Monteiro Lobato e Rogério Lázaro Toccheton.

No dia 21, o prefeito Tuíze também participou da I Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil”, encontro inserido na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, cujo tema é “Resíduos Sólidos”.

Segundo a secretária de Meio Ambiente Patrícia Otero, governo e sociedade tiveram a oportunidade de participar e contribuir com a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente participando desta fase municipal como um reforço em direção à sustentabilidade socioambiental.

Aberta ao público, a conferência teve participação de mais de 200 pessoas das mais variadas áreas, governo, entidades civis, empresas, cooperativas e alunos do Ceunsp, Ibao, Etec e Colégio Almeida Júnior. A Conferência Municipal aprofundou discussões sobre formas de implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e a sua relação com a gestão de recursos hídricos, com foco nas seguintes questões: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda, e Educação Ambiental.

Visita monitorada

Durante a Semana das Águas, alunos da Escola Monteiro Lobato também participaram da visita monitorada ao Novo Paço Municipal, conhecendo detalhes das práticas exigidas para a certificação do prédio verde junto ao LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), em especial sobre eficiência do uso da água. Após a visita, os alunos jogaram o Quiz das Águas, uma divertida gincana abordando o tema da semana.

Ainda no dia 21, os novos membros da Comissão Interna de Meio Ambiente A3P realizaram capacitação em Gestão Ambiental.

Crédito das fotos: Daniel Alcântara/AI Prefeitura de Itu