HomeCulturaSemana Almeida Junior espera receber mais de 520 estudantes

Semana Almeida Junior espera receber mais de 520 estudantes

A Semana Almeida Junior, que acontece entre os dias 08 e 15 de maio, está repleta de atividades para adultos e crianças. A Secretaria Municipal de Cultura de Itu preparou uma agenda especial para lembrar a passagem dos 163 anos do pintor ituano, nascido no dia 08 de maio de 1850.

Uma ação educativa será realizada diariamente no saguão do Paço Municipal por meio de uma exposição de reproduções das obras da fase caipira do pintor. A exposição deverá receber duas turmas com cerca de 30 alunos do quinto ano da rede municipal de ensino por dia, para uma visita monitorada de 1h30. Na ocasião os alunos poderão conhecer as réplicas das obras do pintor e participar de uma atividade que resultará em expressões artísticas que farão parte do “Varal de artistas mirins”.

A exposição também receberá seis turmas do quinto ao nono ano do Colégio Almeida Junior e seis turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em um público total estimado em mais de 520 estudantes.

Além de comemorar o aniversário natalício de José Ferraz de Almeida Junior, o objetivo da Semana Almeida Junior é desenvolver o interesse cultural nos jovens estudantes e o conhecimento das artes plásticas como instrumento de comunicação, além de oferecer entretenimento a todos.

A Semana Almeida Junior é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu em parceria com o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, o Colégio Almeida Junior, o Instituto Cultural de Itu e a Secretaria Municipal de Educação.

Confira a programação completa:

08 de maio
09h – Abertura Exposição Almeida Junior – Imagem é narrativa. Reproduções das obras da fase caipira do pintor ituano José Ferraz de Almeida Junior.
Local: Saguão da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Itu

19h30 – Mesa de Discussão
“O ituano Almeida Júnior e suas obras”
Local: Auditório da Reitoria do CEUNSP – Rua Madre Maria Basília, 965, Centro.

10 de maio
19h30 – O Museu da Música – Itu e o Coral Vozes de Itu apresentam: “Canções Populares do Brasil“
Local: CEUNSP – Salão Nobre da Imaculada Conceição – Rua do Patrocínio, 706, Centro.

Texto: Renata Guarnieri