Widget Image
Secretarias
20/08/2017

Canil Municipal

O Canil Municipal de Itu foi criado através de Decreto no dia 28 de outubro de 2013 e sua sede foi inaugurada no dia 20 de março de 2015. De responsabilidade da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), o local possui sete cães e cinco GCMs que participaram inclusive do Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra, promovido pela Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de Aramar (Marinha do Brasil).

Sua sede fica dentro do Parque Ecológico Taboão, no bairro Itu Novo Centro. Possui 154,25 m² de área construída numa área total de 257,6 m². Conta com garagem para duas viaturas, recepção, depósito, almoxarifado, sala para veterinário, banheiros, 10 baias para 10 cães e área aberta e coberta para treinamento dos cães.

 

Os cães são empregados em missões de patrulhamento dos espaços e dos prédios públicos municipais, operações de busca, resgate e salvamento, como apoio às atividades da Defesa Civil, demonstrações de cunho educacional, recreativos e divulgação institucional, apoio a órgãos policiais de Segurança Pública, provas oficiais de trabalho, estrutura e habilidade em cinofilia e cinotécnia, formaturas e desfiles de caráter cívico-militar, detecção de entorpecentes, armamentos, pessoas e animais.

Funcionamento e localização
O Canil Municipal está aberto de segunda à sexta-feira das 8h às 17h e aos finais de semana para realização de eventos ou mediante agendamento.

Av. Itu 400 anos, 77 – Bairro Itu Novo Centro
Telefone: 11 4013-6990 (supervisão operacional da GCM)
E-mail: defesacidadao@itu.sp.gov.br