Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresSegunda edição do Tomorrowland consolida vocação de Itu para sediar grandes eventos

Segunda edição do Tomorrowland consolida vocação de Itu para sediar grandes eventos

A segunda edição brasileira do festival de música eletrônica Tomorrowland, encerrada no último sábado, somou mais uma vez com números astronômicos. A festa, que durou três dias (de 21 a 23 de abril), contou com 36 horas de música e um público total estimado de 150 mil pessoas, que vieram de todas as regiões do Brasil e de 69 países, reforçando ainda mais a imagem de Itu como sede de grandes eventos. A festa também contou com transmissão ao vivo pelo canal Multishow.

Ao todo, se apresentaram 140 DJs de 19 países, divididos nos seis palcos do evento. O principal deles, o Main Stage, tinha 120 metros de largura por 42 de altura e foi considerado o maior palco já montado no país.

As grandes estrelas da festa neste ano foram o francês David Guetta, que já havia tocado no festival em 2015, e os irmãos belgas Dimitri Vegas & Like Mike, que encerraram o evento e definiram a edição brasileira como um “universo paralelo”.

A estrutura do evento foi trazida ao Brasil em 82 contêineres vindos diretamente da Bélgica e, segundo os organizadores, foram usadas mais de 10 toneladas de aço e 5 quilômetros de madeira de construção.

A segurança da festa também teve grandes proporções com cerca de 90 câmeras de vigilância, cães farejadores, central de monitoramento e agentes equipados com detectores de metais.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Turismo, praticamente toda a rede hoteleira da cidade foi ocupada, somando-se mais de 3 mil leitos ocupados em hotéis, campings e pousadas, além dos grupos que preferiram locar residências e chácaras. Os restaurantes, bares e demais comércios de alimentação também registraram um acréscimo na clientela na ordem de 50%.

Para o prefeito Antonio Tuíze, a edição 2016 do festival consolidou a imagem turística de Itu. “Como o evento terminou no sábado, muita gente aproveitou o domingo com mais calma antes de retornar às suas casas, o que aumentou bastante o fluxo de turistas no Centro Histórico”, comentou.

De acordo com o balanço prévio divulgado pela administração da rodoviária ituana, houve um aumento aproximado de 100% no fluxo de pessoas que passaram pelo terminal, chegando a quase 15 mil pessoas por dia. Algumas empresas precisaram disponibilizar carros extras para atender o aumento da demanda.

(25/04/2016)