Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdeSecretário da Saúde orienta população sobre febre amarela

Secretário da Saúde orienta população sobre febre amarela

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, o médico cardiologista Caio Gaiane, esteve na manhã deste dia 1º, na Unidade Básica de Saúde 08, para orientar as pessoas que aguardavam para serem vacinadas contra febre amarela. Em Itu a imunização ocorre todas as quartas-feiras, nas Unidades Básicas de Saúde 08 e 02, respectivamente, localizadas no Bairro Brasil e Jardim União.

0898
“Itu não é área de risco da febre amarela e, hoje, não há registro de casos da doença em nossa cidade. Portanto, não é preciso se preocupar neste momento. Apenas pessoas que vão viajar para áreas de risco devem se imunizar”, explicou o secretário. A vacinação, segundo o Ministério da Saúde, é indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade que vivem ou viajam para áreas de recomendação da vacina.

0888
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina não é indicada para idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em relação a essas pessoas, quando há situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deve avaliar tanto o benefício quanto o risco da vacinação.
O esquema vacinal de febre amarela para adultos e crianças é de duas doses. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade, estando protegida para o resto da vida. Quem não tomou as doses na infância, a orientação é que tome uma dose e outra de reforço dez anos depois da primeira.
Os sintomas da febre amarela incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, icterícia, fadiga e fraqueza.

Serviço: Vacinação contra febre amarela

Às quartas-feiras, na Unidade Básica de Saúde 08, localizada na Avenida Belo Horizonte, 415, Bairro Brasil, das 7h às 13h, e na Unidade Básica de Saúde 02, situada na Rua Fiovo de Bernardini, s/nº, Jardim União, das 9h às 13h

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(01/02/2017)