Widget Image
Secretarias
04/03/2024
HomeSecretarias

Secretarias

Secretário Municipal de Administração:

Lucas André Netto Cardoso
Professor de Direito Administrativo na Faculdade de Direito de Itu (FADITU) e integrante do Conselho de Pareceristas da Revista Brasileira de Direitos Humanos. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), graduado em Direito pelas Faculdades de Campinas (FACAMP).

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretária Municipal de Comunicação Social

Flávia Frossard
Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Comunicação Política pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Começou a carreira em Jornal impresso e produção de TV, foi professora universitária e possui mais de dez anos de experiência no mercado publicitário com foco no mercado digital.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretária Municipal de Justiça:

Maria Teresa Leis Di Ciero Oliviero
Advogada , Mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-graduada em Previdência Privada pela Fundação Getúlio Vargas.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretária Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico:

Sabrina Souli
Paulistana radicada em Itu, atua há mais de 20 anos no setor cultural. Formada em Comunicação Social e Pós Graduada em Psicanálise na Cultura, traz a experiência em diversos cases Culturais e Sociais com grandes empresas e artistas renomados. Dentre os projetos coordenados por ela destacam-se edições de livros, exposições e catálogos com inúmeros artistas. É ainda especialista em Projetos Culturais, Sociais e Ambientais com formação pelo Ministério da Cultura e SENAC no Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. Em 2007, foi gestora de projetos da empresa Motirõ Cultural. Idealizou, em 2013, o projeto sociocultural “Integrarte”. Em Itu, coordenou o evento “Arte no Beco”. Atuou como Consultora em Marketing Cultural e ministrou cursos, oficinas e palestras sobre Produção Cultural e Elaboração de Projetos para Leis de Incentivo.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal de Finanças:

Moyses Alberto Leis Pinheiro
Formado em Comunicação Social no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), possui MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Atuou como corretor e também como empresário. No período de 2015/2016 representou a sociedade civil como membro da Agência Reguladora.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal de Educação:

Plínio Bernardi Júnior
Economista, mestre e doutor em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas. Professor do departamento de informática e métodos quantitativos da EAESP-FGV e da Faculdade de Direito de Itu.
Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Planejamento durante o primeiro e segundo mandato da atual gestão municipal, até o final de julho de 2021, permanecendo interinamente nesta pasta.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Interino Municipal de Esportes

Diego Corsi Barbieri 

Casado, pai de uma menina, Formado em Educação Física pela Faculdade Ceunsp , iniciou no meio esportivo nas categorias de base do Ituano FC  em vários clube do município e na Seleção de Futsal de Itu,  também atuou na área Sindical ( Sindicato dos Metalúrgicos de Itu); Diante de sua experiência como atleta e dirigente esportivo, colaborou na elaboração de competições no município, além de atuar como Presidente na Liga Ituana de Futebol e, desde 2017, desempenha o cargo de diretor na Secretaria Municipal de Esportes.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal do Emprego e Trabalho:

Olavo Volpato
Olavo Volpato foi prefeito no período de 14/01/1971 a 31/01/1973 e de 01/02/1977 a 31/01/1983, e por quatro vezes exerceu o cargo de Vereador também exerceu o cargo de Diretor Presidente do hoje extinto Serviço Autônomo de Águas e Esgoto de Itu (SAAE). É bacharel em Administração de Empresas e pós-graduado em Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Contábeis de Sorocaba e bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Itu.
Foi telegrafista e escriturário da antiga Estrada de Ferro Sorocaba, hoje extinta, Gerente de Vendas da Auto Peças Gardini, Relações Públicas da Metalúrgica Cobra Ltda, Professor das áreas de Economia e Administração de Empresas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora do Patrocínio” de Itu e por 34 anos Gerente Administrativo da Porcher do Brasil Tecidos de Vidros Ltda.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretária Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos:

Veronica Sabatino
Arquiteta e urbanista, especialista em Desenho e Gestão do Território Municipal e Gestão Urbana e de Cidades, Mestre em Saneamento e Ambiente e Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidades. Como pesquisadora e consultora atuou na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Ecologia da Paisagem junto ao LAPLA/Unicamp. Na área pública atuou na Prefeitura de Jundiaí e Louveira.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal de Obras e Engenharia:

Eduardo Luiz Alves da Silva
Engenheiro Civil, especializado em projetos e construção civil, possui curso de especialização em gerenciamento de Obras, Drenagem, Sistema de abastecimento de água, Terraplenagem e cálculo estrutural. Atua há mais de 22 anos na Prefeitura de Itu, exerceu a função de coordenador do Departamento de Engenharia de Itu, atuou em construtoras da região, atuou em obras de pavimentação, terraplanagem e drenagem. Também foi membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Município.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Projetos:

Gilmar Dias Pereira
Casado, pai de dois filhos, iniciou no meio esportivo nas categorias de base do Ituano FC e também teve passagem pelo Corinthians. Como profissional, atuou pelo Palmital FC e Capivariano FC. Diante de sua experiência como atleta, colaborou na elaboração de competições no município, além de atuar como diretor na Liga Ituana e, desde 2017, foi Secretário de Esportes desde 2020.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretária Municipal de Promoção de Desenvolvimento Social:

Alzira Aparecida de Almeida Guimarães de Paula
Cursou Comunicação Social na Faculdade Anhembi. Formada em Pedagogia pela Faculdade de Ciência e Letras de Moema, em São Paulo, atuou na área da educação como professora, coordenadora pedagógica e diretora por mais de 22 anos em escolas de São Paulo, tendo contribuindo com diversos projetos na área de alfabetização e elaboração de materiais didáticos. Também atuou em escolas da rede particular e pública do município de Itu.
Atuando na área de Assistência Social há mais de 12 anos, iniciou sua trajetória como servidora pública efetiva, trabalhando como Técnica de Referência do Programa de Medidas Socioedicativas – Pedagoga diretamente com adolescentes/jovens e suas famílias. Posteriormente, tornou-se coordenadora do mesmo Serviço por 2 anos.
Foi convidada a participar da gestão e atuou como Diretora da Proteção Social Básica até 2016 assumindo a Diretoria da Proteção Social Especial, serviço de alta complexidade, contribuindo com diversos serviços, programas e projetos.
Foi eleita Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social por 2 mandatos (2014/2017) e, atualmente, eleita Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Ituana.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretária Municipal de Saúde:

Janaina Guerino de Camargo
Pós-graduada em Tecnologia em Saúde pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), pós-graduada em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), pós-graduada em Engenharia Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduada em Marketing pela Fundação Getulio Vargas, com passagens pela multinacionais Dräger e Conmed.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal da Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana:

Hércules Ferrari Domingues da Silva
Capitão do Exército Brasileiro, exerceu as funções de Delegado de Serviço Militar em Itu, Auxiliar de Adido Militar no Egito, CMT do Tiro de Guerra de Capivari, instrutor do Tiro de Guerra de Sorocaba, trabalhou na inteligência por oito anos, sendo que nessas funções trabalhou com administração financeira e de pessoal, instrução militar, relações públicas, planejamento e execução de projetos. Trabalhou também no Ceunsp por mais de 23 anos, exercendo funções de Direção das faculdades de Gestão e Negócios e de coordenação do ensino técnico. É mestre em Educação e está cursando doutorado em Ensino de Ciências.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Interino Municipal de Serviços Rurais:

Marcio Milano
Formado em administração de empresas pela Unopar, pós-graduado em Gestão Pública pela faculdade Dom Alberto, tem experiência na área comercial, tendo atuado na Ambev e na BRF. Já trabalhou na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais entre os anos de 1995 e 2000.

ACESSE A SECRETARIA >>

Subprefeito Regional da Zona Leste:

Marcio Milano
Formado em administração de empresas pela Unopar, pós-graduado em Gestão Pública pela faculdade Dom Alberto, tem experiência na área comercial, tendo atuado na Ambev e na BRF. Já trabalhou na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais entre os anos de 1995 e 2000.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal de Turismo, Lazer e Eventos:

César Benedito Calixto
Atuando em gestão pública há mais de 30 anos, iniciou sua carreira em sua cidade natal, Serra Negra. Estudou Letras, mas atuou como professor por pouco tempo, tendo desenvolvido amplo conhecimento na área pública através de atuação em diversos campos. Foi Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Secretário Municipal de Governo, Indústria e Comércio, Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, em várias gestões, tendo desenvolvido programas e ações relevantes para o município de Serra Negra, onde foi vereador e autor da Lei que criou a Semana de Conscientização Turística.
Atuou como Chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa de São Paulo por nove anos, em três mandatos. Foi Assessor Técnico na Câmara dos Deputados e Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Itaquera, na cidade de São Paulo, onde atuou de forma relevante em ações sociais numa das áreas de maior vulnerabilidade social.
Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social durante o primeiro e segundo mandato da atual gestão municipal, até o final de julho de 2021.

ACESSE A SECRETARIA >>

Subprefeita:

Roberta Albanese

Nascida em Itu, formada em Comunicação Social pela Faculdade Prudente de Moraes, possui vários cursos de extensão sendo os mais recentes “Liderança Saudável: transformando pessoas e empresas”, “Certificação em Liderança e Capacidade de Aprender”, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Está servidora pública desde 2017, atuando como Presidente do Fundo Social de Solidariedade em exercício há 3 anos.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal de Governo e Casa Civil:

Henrique de Paula

Bacharel em Direito pela instituição Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Atuou como empresário e vereador da base na Câmara Municipal. Na Secretaria de Governo, como Secretário Adjunto integra a gestão Guilherme Gazzola desde Janeiro de 2021, assumindo como titular da mesma pasta em Outubro de 2022

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretária Municipal de Compliance e Transparência

Dra. Kadra Rizzi

Advogada e pós-graduada em Direito Administrativo, possui curso de extensão em Contratos. É Professora de Direito Constitucional pela Faculdade Anhanguera e sócia do escritório Rizzi Advogados.

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretaria Municipal de Relações Institucionais

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Interino Municipal de Agricultura

Henrique de Paula

Bacharel em Direito pela instituição Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Atuou como empresário e vereador da base na Câmara Municipal. Na Secretaria de Governo, como Secretário Adjunto integra a gestão Guilherme Gazzola desde Janeiro de 2021, assumindo como titular da mesma pasta em Outubro de 2022

ACESSE A SECRETARIA >>

Secretário Municipal de Habitação

José Roberto Fernandes Barreira

Bacharel na Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) com ênfase em Marketing e Administração Geral. Entre 2014/2016, atuou Prefeitura Municipal de Sorocaba, na Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras, como assessor técnico, assumindo como titular da mesma pasta em agosto de 2016. Integra a gestão Guilherme Gazzola desde dezembro de 2019, tendo exercido a função de diretor de operações estratégicas e obras na secretaria do Planejamento e, em 2021, designado como diretor de Habitação, regularização fundiária e operações estratégicas até a sua nomeação, em janeiro de 2022, para conduzir a pasta.

ACESSE A SECRETARIA >>