HomeCulturaRoda de Mestres resgata raízes da viola nesta sexta-feira

Roda de Mestres resgata raízes da viola nesta sexta-feira

Compositores experientes dividem o palco com jovens talentos,  visitando samba de bumbo, giros de folias de reis e a poética dos sertões

Na próxima sexta-feira (13/04), a partir das 20h, no auditório da Prefeitura de Itu, ocorre gratuitamente pela primeira vez na cidade o show Roda de Mestres. A apresentação conta com compositores como João Bá (85 anos), Tião Mineiro (74 anos), Sinhá Rosária (83 anos) e a participação da nova geração, como Esther Alves, Yandara Pimentel e do violeiro e produtor, idealizador do projeto João Arruda.

Nesse show descontraído três mestres cantadores acompanhados de jovens artistas celebram o encontro entre a sabedoria do mais velho e a inquietude dos mais novos. Por meio de suas músicas e de suas histórias cada artista desta roda nos leva a uma paisagem diferente, a um universo cultural e existencial próprio.

Com Sinhá Rosária o show é embalado na alegria do samba de bumbo e samba de lenço paulista, com Tião Mineiro aos giros de folias de reis e modas de viola caipira e com João Bá é levado a poética encantada dos sertões nordestinos e do norte de Minas.

Por meio de sua arte partilham sabedorias e conhecimentos, espalhando a mais leve alegria anciã. João Arruda acompanha cada um com violas, violão e percussões em um clima de cantoria descontraída.

A apresentação é realizada através do ProAC, em parceria com a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A Prefeitura de Itu fica na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro.