Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaRepresentantes do BNDES visitam obra de restauro da Igreja Matriz de Itu

Representantes do BNDES visitam obra de restauro da Igreja Matriz de Itu

Na última terça-feira (24/03), representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estiveram no gabinete do Prefeito de Itu, Antonio Tuíze, para conhecer as obras de restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária. Durante o encontro o prefeito falou sobre as inúmeras descobertas feitas no processo de restauro e sobre a repercussão que têm obtido com historiadores, restauradores, população e imprensa.

Aproveitando o encontro, o prefeito e a secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz, entregaram exemplares do “Cadernos do Patrimônio de Itu”, lançado no mês de fevereiro e que em sua primeira edição discorre sobre o restauro da Igreja Matriz e as pranchas com pinturas de Padre Jesuíno do Monte Carmelo reveladas recentemente ao público.

Após a reunião no gabinete, os representantes do BNDES foram acompanhados pela secretária de Cultura e recebidos pelo conservador-restaurador Júlio Moraes, responsável pelo restauro, para conhecerem a Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária e tudo o que tem sido realizado no local.

Também estiveram presentes os representantes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Mauro Bondi e Huides Cunha e do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), Paulo Solano, do Museu a Céu Aberto.

Os recursos para a viabilização do restauro estão sendo aportados pela Prefeitura de Itu e pelo BNDES.

Com autorização da Arquidiocese de Jundiaí, a OSCIP Museu a Céu Aberto faz o gerenciamento geral do projeto e dos serviços; o restauro de escultura, pintura e douração ficou a cargo de Julio Moraes Conservação e Restauro; a firma Inspirati Arte, Cultura e Comunicação responsabilizou-se pelo tratamento de madeiras e suporte operacional para as obras de restauro, e VEC Engenharia e Gestão garante o suporte técnico de engenharia e logística. O licenciamento, fiscalização e acompanhamento geral são feitos pelo Iphan e pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu

(25/03/2015)