Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresRegião do Pirapitingui ganha Centro de Triagem de materiais recicláveis

Região do Pirapitingui ganha Centro de Triagem de materiais recicláveis

Com a inauguração do galpão, Itu está entre os poucos municípios brasileiros com 100% de coleta seletiva urbana

O prefeito Antonio Tuíze inaugurou na manhã desta quarta-feira (09/11) o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis da Região do Pirapitingui. Com isso, Itu está entre os poucos municípios brasileiros que realizam 100% de coleta seletiva urbana. Na região central, a cidade já coleta 300 toneladas por mês de recicláveis. O novo galpão amplia esse sistema com uma previsão de coleta de 100 toneladas mensais em 13 bairros, abrangendo cerca de 18 mil imóveis do Pirapitingui.

O centro, operacionalizado em parceria com a Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu), está instalado em uma área institucional municipal de 5,3 mil metros quadrados, com 452 metros quadrados de galpão. A obra foi construída com recursos do Fundo Estadual de Combate à Poluição (Fecop), resultado de dois prêmios consecutivos obtidos por Itu, em 2013 e 2014, com o Selo Município Verde Azul. Na ocasião da premiações, o prefeito Tuíze solicitou diretamente ao então secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, a transferência dos prêmios em recursos para a construção e instalação da estrutura.

Durante a inauguração, Tuíze enalteceu o trabalho desenvolvido pelos catadores da Comarei e disse que Itu é um município privilegiado. “A cidade dá mais um passo à frente em sua reconhecida política de gestão de resíduos sólidos, que tem servido de exemplo em congressos realizados no Brasil e no mundo.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Patricia Otero, destacou em seu pronunciamento que a política de gestão de resíduos sólidos de Itu estimula a gestão compartilhada. “Graças a um trabalho intenso e uma forte educação ambiental, os moradores separam o lixo adequadamente”. Segundo Patrícia, a coleta seletiva é um grande desafio para os municípios e “em Itu temos a certeza de que o coletivo faz a diferença”.

Também participaram da cerimônia de inauguração a presidente da Comarei, Leonice Aparecida Segato e demais membros da cooperativa, além do presidente do Rotary Club Itu Convenção, Nelson Sanches Salva, os secretários municipais Janete Rodrigues (Administração Regional do Pirapitingui), José Angel Lobato (Obras e Serviços Viários), Ricardo Xavier da Silveira (Turismo, Lazer e Eventos) e Laiton Boni (Habitação Popular).

Coleta e triagem

A triagem de resíduos tem como objetivo encaminhar os materiais recicláveis para uma destinação correta, como papéis e papelões, metais, sucatas ferrosas, potes e frascos de vidro, todos os tipos plásticos, tetra pak, eletrônicos, pilhas, baterias e óleo usado. Esses resíduos separados pela população transformam-se em geração de renda, economia dos recursos naturais, combate à poluição e aumento da vida útil do aterro sanitário.

A operacionalização do sistema de coleta seletiva na região do Pirapitingui teve início, por meio de um projeto piloto, no último dia 24 de outubro, com meta inicial para recolhimento de 5 toneladas por dia de materiais recicláveis.

Confira os dias de coleta na região:

· Segunda-feira: Cidade Nova
· Terça-feira: City Castelo, Portal do Éden e Village Castelo
· Quarta-feira: Jardim União, Vila Martins, Vila Vivenda, Alpes I e II
· Quinta-feira: Jardim Europa e Novo Mundo
· Sexta-feira: Vila da Paz, Chácaras Carolina e Hospital do Pirapitingui.

Fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(09/11/16)