Widget Image
Secretarias
HomeGestões AnterioresRanking estadual do Programa Município Verde Azul destaca Itu

Ranking estadual do Programa Município Verde Azul destaca Itu

O Governo do Estado de São Paulo divulgou na semana passada um ranking estratificado do Programa Município Verde Azul. Numa relação dos municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes, a cidade de Itu está entre as três primeiras posições graças aos 94,35 pontos atingidos no programa, o que rendeu ao município a 8ª colocação entre as 159 cidades que aderiram ao Protocolo Verde.

Em 18 de dezembro de 2012, a cidade de Itu recebeu pela quinta vez a certificação do “Município Verde Azul”, programa de iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que estimula ações ambientais e avalia o desempenho dos municípios paulistas durante o ano. Desta forma, a cidade se consolidou como a única da região a ter recebido o Selo nas cinco edições da certificação.

Ainda segundo o site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o número de municípios participantes caiu em 2012 devido ao período eleitoral, mas quando comparado aos municípios vizinhos, com realidades semelhantes, as conquistas de Itu são indiscutíveis, uma vez que é a única cidade que manteve a certificação nos cinco anos do programa.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero, a participação de Itu no Programa Município Verde Azul incentiva a gestão ambiental pública, fortalece as ações em prol da qualidade ambiental local e facilita o acesso a recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

As diretivas do Programa do Município Verde Azul para o ciclo 2012 foram: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

DA