20/08/2017
HomeSecretaria da Promoção SocialCRAS – Centro de Referência de Assistência Social

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

logotipo_crasO Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassitenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência.

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.

O CRAS também deve ser organizar a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios.
Programa de Atenção Integral à Família (PAIF)

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sócio-familiar.

Objetivos do PAIF

• Contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social;
• Fortalecer os vínculos familiares e comunitários;
• Promover aquisições sociais e materiais às famílias, com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.

Público do PAIF/CRAS

População em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.

Equipe de Referência do CRAS

O CRAS é uma unidade sócio-assistencial que possui uma equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pela implementação do PAIF, de serviços e projetos de proteção básica e pela gestão articulada no território de abrangência, sempre sob orientação do gestor municipal. Esse conjunto de trabalhadores é denominado ‘equipe de referência do CRAS’ e sua composição, regulamentada pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS, depende do número de famílias referenciadas ao CRAS.
CRAS PIPA
END.: RUA ROMÃO BRUNI, 100 – PARQUE INDUSTRIAL – TEL. 4025-4731

OFICINAS: ATIVIDADES CULTURAIS, ATIVIDADES ARTÍSTICAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, INFORMÁTICA, RECICLAGEM, ARTESANATO, CULINÁRIA, CAPOEIRA, CHAPEIRO, RENDA CIDADÃ, GINÁSTICA, DANÇA DE SALÃO, MASSAS E MOLHOS, FUTEBOL, BASQUETE.

oficina_cras_pipa2

CRAS FREI ALÍPIO
RODOVIA WALDOMIRO CORRÊA DE CAMARGO, Nº 14 – BAIRRO CIDADE NOVA – TELEFONE: (11) 4019 0536
OFICINAS: CULINÁRIA, MANICURE ARTÍSTICA, CROCHÊ, VIVÊNCIAS, PINTURA EM TECIDO, RECEPÇÃO DE HOTÉIS, CHAPEIRO, CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS, MAQUIAGEM, XADREZ, GINÁSTICA, PINTURA EM MADEIRA, CAMAREIRA, GINÁSTICA LOCALIZADA, ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE.

oficina_cras_frei_alipio

CRAS RECRIANÇA
END.: RUA CORINTO LUIZ D’ ONÓFRIO, 25 – JARDIM ALBERTO GOMES – TEL. 4013-2440
OFICINAS: ESPORTES, RECREAÇÃO, CONVIVÊNCIA, CULINÁRIA, INFORMÁTICA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, TEATRO, NUMEROS DE LETRAS, ARTESANATO, PATCWORK, PINTURA EM TECIDO, GINÁSTICA, DANÇA, MAQUIAGEM, ARRANJO FLORAL, MANICURE, MASSAS E MOLHOS, CHINELO, CAMAREIRA, BISCUIT – ENFEITES NATALINOS, CHAPEIRO.

oficina_cras_recrianca

CRAS BUMBA MEU BOI
END.: RUA ELOY RICCI, 236 – VILA BANDEIRANTES – TEL. 4013-0403
OFICINAS: TEATRO, ESPORTES, CULINÁRIA, PINTURA EM TECIDO, GINÁSTICA, CROCHÊ, MANICURE, CAMAREIRA, CACHECOL, CHINELOS.

oficina_cras_bumba

CRAS PROMAI
END.: RUA ARLINDO VEIGA DOS SANTOS, 31 – JARDIM SÃO JUDAS – TEL. 4025-2882
OFICINAS: ARTESANATO/RECICLAGEM, RECREAÇÃO, CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS, CULINÁRIA, DANÇA, HORTA, INFORMÁTICA, ESPORTES, BORDADO EM PEDRARIA, TÉCNICAS DE MAQUILAGEM, RECEPÇÃO DE HOTÉIS, GINÁSTICA, CHAPEIRO.

oficina_cras_promai