Widget Image
Secretarias
21/03/2024
HomeSecretaria da Promoção SocialCentro Pop – Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Centro Pop – Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

É um serviço voltado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, mas a adesão tem que ser voluntária. Tem a finalidade de oferecer atendimento e acompanhamento especializado, com atividades direcionadas para o fortalecimento de vínculos sociais e/ou familiares, a organização coletiva, mobilização e participação social, assim como a construção de novos projetos de vida, possibilitando a saída das ruas.

Oferece orientação individual e em grupo, e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O serviço deve promover o acesso à documentação civil e a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal e de alimentação.

Quem é atendido?

O Centro Pop realiza atendimento à população de rua e itinerantes com serviço de abordagem social, espaço para higiene pessoal e alimentação, oficinas socioeducativas e encaminhamento à rede socioassistencial. Após cadastro, identificação e escuta do atendido, é realizado o encaminhamento, se necessário,  para tratamento de saúde, orientação sobre acesso à documentação civil e oferta de cursos de capacitação.

O atendimento é direcionado a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

 

Ações/Atividades

Para alcançar seus objetivos, esse Serviço é desenvolvido por uma equipe composta por profissionais de diversas áreas de atuação. Esta equipe é responsável por desenvolver ações de acolhida e escuta qualificada, identificando as principais necessidades do usuário, além de acompanhamento especializado, orientação sobre direitos, oficinas e atividades coletivas de convívio e socialização, encaminhamento para a rede de serviços, estímulo ao convívio familiar, social e em grupo, entre outras. As atividades socioeducaticas desenvolvidas visam à inclusão familiar e/ou comunitária, capacitação do cidadão na organização de seu cotidiano, encaminhamento para cursos do Centro de Capacitação Inclusiva – CCI e em Centro de Atendimento Psicossocial-Caps e grupos de autoajuda, inserção na rede formal de ensino e disponibilização de atividades esportivas, culturais, de lazer e ocupacionais e valorização da autoestima.

Formas de Acesso

O Serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social e de outras políticas públicas e por órgãos do Sistema Judiciário e entidades.

 

Mais informações:

Gestora: Patricia Gomes

Endereço: Rua Manoel Silveira de Camargo, 151 – Vila São Francisco

Telefone: 4023-2150

E-mail: [email protected]