Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeCulturaProjeto Tocar teve aula inaugural na última quarta-feira

Projeto Tocar teve aula inaugural na última quarta-feira

Aconteceu na tarde da última quarta-feira (18/09) a aula inaugural do Projeto Tocar, que acontece por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Itu e patrocínio da empresa CCR ViaOeste. O Projeto Tocar acontece no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) “Frei Alípio Both”, localizado na Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, 14, Cidade Nova, ao lado do Centro Administrativo do Pirapitingui.

 “O que nos fez trazer a CCR ViaOeste para patrocinar o Tocar em Itu foi a organização e seriedade que vimos que o município tem em relação a todos os projetos do qual participa. Sabemos que estamos entregando nossa confiança para uma administração competente e para uma cidade com vocação para as artes”, declarou Sérgio Ribeiro, relações institucionais da CCR.

“Tenho conversado muito com o prefeito Tuíze sobre nossa vontade em aumentar as atividades da Secretaria Municipal de Cultura na região do Pirapitingui e, quando procurados pela CCR, para a implantação do Projeto Tocar na cidade, logo definimos que este seria o melhor local”, afirmou a secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz.

Após um ano de curso os alunos formarão grupos e farão apresentações no estilo musical escolhido por eles. De acordo com Felipe Bueno, idealizador do Projeto, o intuito do Tocar é estimular de forma prática o aprendizado da música. “Primeiro os alunos aprenderão a tocar o instrumento escolhido, depois a ler as partituras, dando mais dinamismo ao aprendizado”, comentou.

Na ocasião a aluna de teclado do Projeto Tocar da cidade de São Paulo, Flavy Nadur, tocou a música Aquarela de Toquinho.

O Projeto atende a 80 alunos, que receberão gratuitamente uniforme, lanche e todo o material didático que será utilizado nas aulas de violão, canto, bateria, guitarra, baixo ou teclado.

Os pais dos alunos que participam do Projeto acharam ótima a vinda de um curso de música para a região do Pirapitingui, oferecendo uma oportunidade para todos terem uma ocupação no horário contrário ao das aulas da escola. “Abracem essa oportunidade que vocês estão tendo, isso é muito importante para vocês e tenho certeza que daqui sairão grandes artistas”, falou a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Zélia Vaccari Gomes.

A dona de casa Maria dos Reis, que participou da cerimônia descerramento da placa do Projeto Tocar, também inscreveu os filhos. “Minha filha tem Síndrome de Down e as aulas de canto ajudarão a melhorar a fala e a expressão dela, já o menino que têm perda de audição fará aulas de bateria para ajudá-lo no desenvolvimento”, comenta orgulhosa.

“Todos que chegarem ao fim do curso serão vitoriosos, pois lutaram e não desistiram frente às dificuldades, encerrou o vice-prefeito Neto Beluci.

A cerimônia também contou com a presença da secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida, que cedeu o espaço para que o Projeto pudesse ser realizado; administradora regional do Pirapitingui, Janete Rodrigues; o secretário municipal de Economia e Finanças, Valfrido Miguel Carotti e diretores municipais; Tenente Rafael Simoões Bezzera, representando o Comandante do Quartel de Itu, Fernando Fernandes; Dirce Abreu, produtora da empresa Árvore Cultural, responsável pela implantação e coordenação do Projeto e Pamela Nagano, da Ihara.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu