HomeSaúdeProjeto de Itu é contemplado por ação social da Hyundai Motor Brasil

Projeto de Itu é contemplado por ação social da Hyundai Motor Brasil

O projeto “Um novo olhar sobre o brincar: habilitar, reabilitar é transformar vidas!” da Prefeitura de Itu foi contemplado por Projeto Social em Benefício dos Indivíduos com Paralisia Cerebral, de iniciativa da Hyundai Motor Brasil. Por meio dessa ação, a montadora de automóveis enviará até R$ 130 mil em equipamentos médicos para a Prefeitura implantar o projeto selecionado.

O lançamento do edital do Projeto Social em Benefício dos Indivíduos com Paralisia Cerebral ocorreu em fevereiro deste ano, na fábrica da Hyundai em Piracicaba. O prefeito Antonio Tuíze e o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, compareceram ao evento que contou com a presença de representantes de 32 municípios localizados nas proximidades de Piracicaba, convidados a participar do processo seletivo do projeto.

Pelo fato da ação contemplar trabalhos direcionados às pessoas com paralisia cerebral, a Prefeitura de Itu apresentou o projeto “Um novo olhar sobre o brincar: habilitar, reabilitar é transformar vidas!”, por meio do qual serão viabilizadas as construções de um parque adaptado e de uma ludoteca nas dependências da Apae local. O projeto contemplará pessoas com paralisia cerebral em diversas faixas etárias: de bebê a idade adulta.

O objetivo do projeto “Um novo olhar sobre o brincar: habilitar, reabilitar é transformar vidas!” é a habilitação e reabilitação de pessoas com paralisia cerebral, por meio de atividades lúdicas visando o melhor bem estar físico e a qualidade de vida. O projeto estimula a capacidade de brincar e a criatividade de pessoas com paralisia cerebral.

Com o desenvolvimento do projeto, a proposta é ajudar as pessoas com paralisia cerebral a conseguirem melhores resultados no desempenho de suas capacidades funcionais (físicas e mentais), desenvolver no aspecto físico a agilidade, a flexibilidade, a força, o equilíbrio, a resistência e no desenvolvimento psicossocial oportunizar a maior interação entre as pessoas, criando um ambiente de descontração e dinamismo.

O parque adaptado e a ludoteca servirão para dar melhores condições de recuperação das pessoas com paralisia cerebral, tendo como propósito o aprimoramento dos movimentos globais e finos, fortalecimento e resistência da musculatura, maior amplitude e flexibilidade de movimentos, melhora do funcionamento do pensamento, do raciocínio, melhora no desenvolvimento da comunicação, participação social e também para o fortalecimento dos vínculos familiares.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu