21/03/2024
HomeSaúdeProjeto de aleitamento materno colabora na diminuição da mortalidade infantil

Projeto de aleitamento materno colabora na diminuição da mortalidade infantil

2016_06_10_aleitamento_materno_01Através do Nana Nenê, promovido pela Prefeitura de Itu, as mães recebem orientações já na maternidade

Desenvolvido pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o Projeto Nana Nenê tem como objetivos aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil em Itu. De acordo com o índice oficial mais recente (2014), Itu registrou mortalidade infantil de 10,6, estando abaixo das médias estadual (11,4) e federal (14,4). Os dados são do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os números de Itu também são inferiores aos observados na DRS (Departamento Regional de Saúde) 16 ao qual a cidade pertence, cuja média em 2014 foi de 12,7 óbitos a cada mil nascidos vivos. Para atingir esses índices, diversas ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar constituída por assistente social, enfermeira e técnico de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médica pediatra, nutricionista e psicóloga.

O Nana Nenê começa a agir já na maternidade, com visita hospitalar à mãe e recém-nascido, orientação sobre o aleitamento materno e entrega de cartilha informativa. O projeto dá segmento ao trabalho fazendo contato telefônico a todas as mães na primeira semana após a alta da maternidade, a fim de verificar as condições da mulher e de seu filho.

Os cuidados continuam com visita domiciliar, visando apoiar e incentivar a amamentação; atendimento ambulatorial dos casos com dificuldades para a amamentação e retornos programados; reuniões quinzenais para discussão de casos e avaliação de rotinas; ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com gestantes.

Somente entre janeiro a abril deste ano, o Nana Nenê realizou 606 visitas hospitalares, 428 abordagens telefônicas e 209 visitas domiciliares.

Diferencial

Além de todas as ações colocadas em prática pela equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itu, o Nana Nenê oferece, desde o ano passado, um diferencial em relação a projetos semelhantes em outros municípios: aplicação de laser na prevenção e tratamento de fissura mamária durante o período de aleitamento.

De janeiro a maio deste ano 2016, foram realizados 85 atendimentos por meio desse tratamento. A aplicação, que é realizada por uma fisioterapeuta, ajuda na cicatrização, alivia a dor, diminui o sangramento, estimular infecções e fortelece o sistema de defesa do organismo.

Anita da Silva Sanson está entre as primeiras mães que foram atendidas com o tratamento com laser através do Nana Nenê. “Foram quatro sessões com laser. De um dia para o outro eu já senti melhora. Em duas semanas estava tudo cicatrizado”, comenta.