Widget Image
Secretarias
20/04/2024
HomeCulturaPrograma de rádio encerra Semana Madre Theodora

Programa de rádio encerra Semana Madre Theodora

Na manhã desta sexta-feira (24/05) foi encerrada 24ª Semana Madre Maria Theodora Voiron, com uma participação especial no programa Vice-Versa da Rádio Convenção, com o apresentador Renato Benedetti, do vice-prefeito de Itu, Neto Beluci; do secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Osmar Barbosa e da Irmã Geralda Neuza Hipólita.

Na ocasião foram comentados os eventos realizados durante a Semana Madre Theodora com ênfase para a apresentação do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, e da entrega da Medalha e Diploma para Maria Helena Dias de Carvalho Stemmann, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Itu.

Neto Beluci lembrou que quem instituiu a Semana e a Medalha e Diploma Madre Theodora foi Osmar Barbosa, quando ainda era vereador. A vida da Madre foi lembrada pela grande importância no campo da educação, em Itu e no país, pois trabalhou muito pelo ensino através do colégio do Patrocínio, que foi o primeiro colégio de Irmãs para meninas e moças no estado de São Paulo.

Osmar Barbosa lembrou que, quebrando todos os preconceitos e barreiras da sociedade da época Madre Maria Theodora realizou um enorme prodígio abrindo uma escola gratuita, no próprio Patrocínio, para as meninas escravas. Encerrando o programa Irmã Geralda fez a oração em prol da beatificação de Madre Theodora.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu