Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeSaúdePrograma de descarte consciente de medicamentos será lançado em Itu

Programa de descarte consciente de medicamentos será lançado em Itu

No próximo dia 3, serão inauguradas as urnas do Programa Descarte Consciente desenvolvido pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia de lançamento ocorrerá no Paço Municipal, às 10h.

A iniciativa, promovida em parceria com Eppo Ambiental e com as alunas Márcia Gonçalves e Jéssica Galvão, do curso de Farmácia do Ceunsp, visa orientar a população sobre a importância do descarte correto de medicamentos que estejam em desuso, uma vez que o descarte de medicamentos no lixo comum ou na rede pública de esgoto pode trazer como consequências a agressão ao meio ambiente, a contaminação da água, do solo e de animais, além do risco à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou circunstanciais diversos.

Itu será a primeira cidade do Estado de São Paulo e a terceira do Brasil a implantar o programa em sua rede pública. Apenas as prefeituras de Salvador e Curitiba possuem ações parecidas em seu sistema de saúde.

As urnas serão colocadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, no Pronto Atendimento Municipal do Padre Bento e da Vila Martins, no Ambulatório de Saúde Mental da Praça Conde de Parnaíba, na Farmácia de Alto Custo, dentro do Paço Municipal e no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, na Rua José de Paula Leite de Barros, 136.

Texto: Leivanira Prieto/Prefeitura de Itu

Foto: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu

(27/01/15)