Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresProfessores de engenharia e arquitetura visitam prédio da Prefeitura

Professores de engenharia e arquitetura visitam prédio da Prefeitura

Na manhã do último sábado (31/08), professores de engenharia e arquitetura de diversas universidades do país que participaram do 4º Workshop Inovatec, realizado no Museu Republicano “Convenção de Itu”, entre os dias 29 e 31 de agosto, aproveitaram a oportunidade para conhecer o prédio do Paço Municipal.

O Inovatec é uma rede de pesquisadores oriundos de diversas universidades brasileiras, dentre elas a USP (Universidade de São Paulo), IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba), PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica), UFS (Universidade Federal de Sergipe), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS/SC/PR), cujo foco principal é o desenvolvimento de instrumentos para avaliação de desempenho de sistemas construtivos inovadores voltados à habitação. O grupo, de âmbito nacional é coordenado pelo Professor Doutor Marcio Minto Fabrício, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, São Carlos, que desenvolve pesquisas na área de tecnologia da construção com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A professora doutora e diretora do Museu Paulista e Republicano Sheila Walbe Ornstein também visitou o prédio e foi acompanhada por Allie Marie Queiroz, secretária de Cultura; Patrícia Otero, secretária de Meio Ambiente; Miguel de Moura Silveira Junior, secretário de Administração e Valéria Rustici, coordenadora de Meio Ambiente.

Todos ficaram impressionados com o prédio que tem o título de primeiro prédio público municipal sustentável da América Latina e busca obter o certificado internacional “Green Building” (Prédio Verde). A construção foi pautada na ecoeficiência, atenta a itens como consumo de água, energia, emissão de gases e de até 60% de redução em geração de resíduos.

Texto: Renata Guarnieri
Foto: Jorge de Souza