Widget Image
Secretarias
20/04/2024
HomeEducaçãoProfessor de universidade portuguesa encerra Fórum internacional de Educação

Professor de universidade portuguesa encerra Fórum internacional de Educação

Terminou nesta sexta-feira (07/08) o III Fórum Internacional “Os Desafios dos Líderes de Educação”, evento que aconteceu no auditório do Centro de Formação de Professores, com realização da UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e organização da Secretaria de Educação de Itu em parceria com a Athena Consultoria e Gestão em Educação e Cultura LTDA.

O destaque do último dia de evento foi a palestra do professor da Universidade de Aveiro (Portugal), Alexandre Ventura, conhecido por desenvolver pesquisas nas áreas de avaliação institucional, avaliação de desempenho profissional, coaching, cursinhos, indisciplina e bullying.

Entre outros assuntos, Ventura defendeu a importância da avaliação do desempenho dos professores como ferramenta para desenvolvimento pessoal e profissional do docente, a necessidade de se criar novas ferramentas para garantir o aprendizado em sala de aula e o protagonismo do professor nesse processo. Na sequência, uma mesa redonda comandada pelos professores Ocimar Munhoz Alavarse e Cristiani Feitas Ferreira, e mediada pela Secretária da Educação, Marilda Cortijo, debateu as questões pontuadas por Ventura.

O encerramento do Fórum foi feito pela Orquestra Jonicler Real.

Fotos: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu

(07/08/2015)