Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeCulturaPrimeira ópera genuinamente brasileira é tema de ação educativa no Museu da Música Itu

Primeira ópera genuinamente brasileira é tema de ação educativa no Museu da Música Itu

Cerca de 40 alunos do ensino médio da Escola Estadual “Regente Feijó” participaram, na manhã desta quarta-feira (12/08), do primeiro encontro da ação educativa “Olhando os sons, escutando imagens: a ópera A Noite de São João, um imaginário popular”, realizada pelo Museu da Música – Itu com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

O intuito dos encontros, que serão três, é apresentar aos alunos a ópera “A noite de São João”, do compositor ituano Elias Álvares Lobo e fazer com que, junto com a professora de Arte Morgana Ribeiro, criem uma instalação que represente a obra e seja visitada por outros alunos e público do museu.

Na ocasião os adolescentes ouviram um trecho e conheceram a partitura original da ópera, considerada a primeira ópera genuinamente brasileira. “É uma raridade que temos aqui no Museu da Música, uma partitura original escrita pelo próprio Elias Lobo em 1858”, comentou Luís Roberto de Francisco, historiador e presidente do Museu.

Elias Álvares Lobo escreveu uma ópera com temática que guardava os costumes e linguajar tipicamente paulista, a partir de uma história que se passa durante uma festa junina caipira e a apresentou no Rio de Janeiro. O que o compositor não imaginava é que, por esta ópera, seu nome passaria para a história da música como o primeiro brasileiro a escrever uma ópera em linguajar nacional e argumento regional.

A ação educativa está acontecendo em comemoração a passagem do aniversário natalício do maestro Elias Álvares Lobo, comemorado no dia 09 de agosto, e pela chegada da Semana do Patrimônio, tendo a arte popular como patrimônio.

A exposição da instalação preparada pelos alunos está prevista para setembro e ficará aberta até novembro, com visitação gratuita. O Museu da Música fica na Rua Floriano Peixoto, 480, Centro.

Texto: Decom
Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(12/08/2015)