21/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura inaugura sede do Canil Municipal

Prefeitura inaugura sede do Canil Municipal

O Canil Municipal de Itu ganha sede própria nesta sexta-feira (20/03). Localizado dentro do Parque Ecológico Taboão, no Bairro Itu Novo Centro, a inauguração acontece logo após a entrega do parque à população marcada para às 9h30.

A sede do canil possui 154,25 m² de área construída, numa área total de 257,6 m², e conta com garagem para duas viaturas, recepção, depósito, almoxarifado, sala para veterinário, banheiros, 10 baias para 10 cães e área aberta e coberta para treinamento dos cães.

O prefeito Antonio Tuíze criou o Canil Municipal de Itu através de decreto no dia 29 de outubro de 2013. “O Canil possibilita a complementação da proteção aos bens, serviços e instalações do município. Pode atuar isoladamente ou em apoio às outras unidades. Esta sede trará mais conforto aos animais e aos Guardas que tão bem vem conduzindo este novo equipamento de segurança municipal”, conclui o prefeito.

De responsabilidade da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), o Canil Municipal de Itu possui sete cães e cinco GCMs que participaram inclusive do Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra, promovido pela Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de Aramar (Marinha do Brasil).

Os cães atuam em missões de patrulhamento dos espaços e dos prédios públicos municipais, no auxílio à segurança do parque, em operações de busca, resgate e salvamento, como apoio às atividades da Defesa Civil, demonstrações de cunho educacional, recreativos e divulgação institucional, em apoio a órgãos policiais de Segurança Pública, provas oficiais de trabalho, estrutura e habilidade em cinofilia e cinotécnia, formaturas e desfiles de caráter cívico-militar, detecção de entorpecentes, armamentos, pessoas e animais, além de servirem como apoio e instrumento terapêutico de reabilitação física e/ou psicológica.

Texto: Daniel Assis de Alcântara

Foto: Renata Guarnieri / Prefeitura de Itu