Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdePrefeitura inaugura novo prédio de Unidade Básica de Saúde

Prefeitura inaugura novo prédio de Unidade Básica de Saúde

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugura neste sábado (06/12), o novo prédio da Unidade Básica de Saúde “Dr Carlos Vasconcelos Prado”, localizada na Rua Nahor L. Gomes, 330, Jardim Convenção. O novo espaço foi idealizado para substituir um antigo prédio existente no local, necessidade que surgiu devido à demanda crescente dos moradores da região contemplada pelo referido serviço.

Com 314,80 metros quadrados de área construída, o novo prédio conta com ambientes bem ventilados e iluminados, salas de recepção e espera, quatro consultórios clínicos, dois consultórios de ginecologia e obstetrícia com sanitários adaptados, sala de triagem, enfermagem, farmácia, sala de vacinação, espaço para inalação, mini espera com jardim interno (área de luz), expurgo, sanitários adaptados, sala de arquivo/digitação, almoxarifado, além dos ambientes de apoio como copa/cozinha, lavanderia, depósito de material de limpeza, sanitários para funcionários.

O projeto arquitetônico do novo prédio teve um trabalho anterior realizado junto a funcionários e usuários da unidade. Houve observação de dados e levantamento fotográfico do antigo espaço. A equipe da Secretaria Municipal de Planejamento entrevistou funcionários e usuários, que muito contribuíram para a concepção do novo projeto.

Esse envolvimento de profissionais e usuários teve continuidade em parceria com o “Programa Vamos Fazer Juntos?”, da Secretaria de Planejamento, que prevê a participação da comunidade que reside no entorno do equipamento público para sua concepção, visando inclusive promover um sentimento de pertencimento que contribuirá para um cuidado maior com o espaço.

Diante dessa proposta, houve reunião com a comunidade em agosto de 2013, na sede da Sociedade de Amigos do Setor Noroeste de Itu (Saseno), quando foi apresentado o projeto da construção do novo prédio da unidade antes do início das obras.

Texto: Angélica Estrada/AI Prefeitura de Itu