Widget Image
Secretarias
20/04/2024
HomeSaúdePrefeitura inaugura Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado

Prefeitura inaugura Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado

O Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado (Caime) será inaugurado no próximo dia 16 de novembro, às 15h, em cerimônia no Centro de Convivência da Melhor Idade. Iniciativa da Prefeitura de Itu, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias Municipais de Saúde e de Promoção e Desenvolvimento Social, o serviço deve oferecer um novo modelo de atendimento aos idosos.
O Caime nasceu do desejo de oferecer serviço de qualidade aos idosos do município de Itu. Projeto inovador, inspirador e inédito, pois utiliza o espaço do Centro de Convivência do Idoso para integrar os serviços de saúde, reabilitação e socialização em nível municipal.
O envelhecimento da população brasileira trouxe mudança no perfil demográfico e epidemiológico em todo País, que requerem respostas das Políticas Sociais. O município de Itu, com a implantação do Caime, estabelece compromissos com a saúde da população idosa de nossa cidade, visando uma vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida.
O objetivo do Caime é prestar assistência multidisciplinar ambulatorial, através de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade, estimulando o envelhecimento ativo.
O serviço contará com atendimentos médico e odontológico especializados, enfermagem, nutricionista e fisioterapia. Os pacientes idosos em situação de risco serão triados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para avaliação em ambulatório e serão direcionados para as atividades da Melhor Idade; e os frequentadores do Centro de Convivência que necessitarem também serão encaminhados, após avaliação nas UBSs, para o Caime.
O projeto já foi apresentado para o Ministério da Saúde e para o Governo do Estado de São Paulo, e houve interesse em conhecer melhor esse atendimento. Vale ressaltar que é uma grande conquista para Itu a presença desse serviço, pois servirá para que outros municípios também façam o mesmo.

Post Tags