Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeSaúdePrefeitura entrega prédio da primeira UPA 24h do município

Prefeitura entrega prédio da primeira UPA 24h do município

Nesta quinta-feira (15/12), foi realizada a entrega do prédio da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Itu, que leva o nome do Dr Plínio Menezes da Silva, em reconhecimento ao importante serviço prestado pelo homenageado na área da saúde. O novo equipamento foi viabilizado graças ao constante trabalho da atual administração junto ao Governo Federal, que encaminhou verba de cerca de R$ 2,2 milhões para a construção da unidade. A contrapartida da prefeitura foi de cerca de R$ 1,3 milhão.

O prédio, que fica no bairro Nossa Senhora Aparecida, foi construído seguindo todas as normas técnicas do Ministério da Saúde, com áreas destinadas aos atendimentos de urgência, de apoio diagnóstico e terapêutico, de observação, de apoio técnico e logístico, e de apoio administrativo, totalizando mais de 1,3 mil metros quadrados.

Em seu discurso, o prefeito Antonio Tuíze falou sobre a importância dessa conquista para a cidade. “Sempre me preocupei em aprimorar ainda mais o atendimento à população na área da saúde, com atenção especial aos serviços de rede básica, urgência e emergência. Fico feliz de poder encerrar meu mandato com a entrega desta UPA 24h e de ter construído também o PAM do Parque Industrial”, comentou Tuíze.

O prefeito informou, ainda, que a definição do modelo de gestão do UPA ficará a cargo da nova administração municipal, que toma posse em janeiro do ano que vem. “Nós chegamos a fazer orçamento para contratação de uma empresa que administraria o hospital, mas eu entendo que essa não seria a melhor escolha, faltando cerca de 10 dias para o final da minha administração. Então eu vou deixar todos os encaminhamentos prontos e a próxima administração terá liberdade para dar andamento ao processo, escolhendo o que eles julgarem ser a melhor opção para o município”, finalizou.

Também participaram do evento os secretários André Luiz da Cunha Ceratti (Saúde), Anita de Moraes Leis (Planejamento), Ricardo Xavier da Silveira (Turismo), Evaldo Palermo (Governo) e Lailton Boni (Habitação), além do presidente da Câmara Municipal de Itu, Marquinhos da Funerária, do vice-presidente Olavo Volpato e dos vereadores Givanildo Soares e Balbina de Paula Santos. Entre os familiares do homenageado estavam presentes os filhos, Plínio Menezes da Silva Júnior e Adriana Menezes da Silva, e as netas.

Texto e fotos: Leivanira Prieto/Prefeitura de Itu

(15/12/2016)