Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura de Itu realiza campanha de voz até dia 17

Prefeitura de Itu realiza campanha de voz até dia 17

A Campanha de Voz 2013, promovida pela Secretaria da Saúde de Itu, teve início na manhã desta segunda-feira (15/04), no saguão do Paço Municipal, com orientações sobre cuidados com a voz e realização de triagem auditiva (efetuada em pessoas com cinco anos ou mais). Tanto a orientação quanto a triagem são gratuitas e prosseguem até o dia 17, das 9h às 16h30.
O prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zélia Vaccari Gomes, o presidente do Legislativo ituano, Josimar Ribeiro, e os secretários municipais da Saúde, Manoel Monteiro, e da Habitação Popular, Luiz Costa, prestigiaram o evento.
A voz é um dos sons mais importantes do corpo humano. Com a voz é possível rir, chorar, cantar e, claro, se comunicar. Por isso, devemos adotar cuidados especiais com a voz como:
• falar sem gritar ou sussurrar, procurar articular bem as palavras
• quando falar, evitar lugares ruidosos para não forçar a voz
• beber muita água (sem gelo) para hidratar o aparelho fonador e evitar as bebidas alcoólicas
• não fumar, não pigarrear
• preferir alimentos leves como frutas, legumes e verduras, não condimentados e não gordurosos ou fritos
• ter uma boa noite de sono também contribui para termos uma boa voz (é importante dormir aproximadamente oito horas por dia)
A orientação da equipe do serviço de Fonoaudiologia da Secretaria da Saúde de Itu é que, ao perceber anormalidades em sua voz, como rouquidão por mais de 15 dias, é preciso procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.
O serviço municipal de Fonoaudiologia está localizado na Rua Adelino Xavier da Silveira, 105, Vila Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo número 4013-3252.