Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura de Itu inicia Projeto Plantar 2014-2015

Prefeitura de Itu inicia Projeto Plantar 2014-2015

Desde que a Prefeitura da Estância Turística de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou o Projeto Plantar em 2011 a cidade já recebeu mais de 40.300 mudas plantadas em diversos locais urbanos e rurais.

A fim de promover e incentivar o plantio de árvores nativas no território ituano, o ciclo 2014-2015 do Projeto Plantar, que é anual, teve início no fim de outubro com a chegada tardia das chuvas e culminará no dia 27 de fevereiro do ano que vem quando é celebrado o “Dia Estadual e Municipal de plantio de árvores nativas”, (Lei Municipal nº 951/2008 e Lei Estadual nº 13.120/2008).

Na última semana foram plantadas 100 mudas na área verde próxima ao Jardim Paraiso I, 80 mudas no futuro Parque Ecológico Chico Mendes (Cidade Nova), 30 mudas no Residencial Potiguara, 20 mudas na EMEF Walter Friedrich, 20 mudas no Estádio Muncipal Dr. Novelli Junior, 18 mudas na Fatec e 50 mudas em frente a AIA (Associação Ituana de Aeromodelismo) no acesso aos condomínios Santo Antonio I e II.

O Projeto Plantar realiza diversas atividades dentre elas, reuniões e visitas para levantamento de áreas para plantio com as seguintes diretrizes: áreas urbanas carentes de arborização, bacia hidrográfica de abastecimento dos córregos Itaim e Gomes, Áreas Verdes Municipais, APP (Área de Preservação Permanente) e RL (Reserva Legal) conforme legislação ambiental vigente.

Qualquer pessoa pode participar desta ação, para isso necessita ter uma área, disposição de plantar e cuidar da muda até se tornar uma árvore. Os cuidados são básicos como regar, podar e nutrir com adubo orgânico. Para participar preencha a ficha disponível no site www.itu.sp.gov.br/site/meioambiente/, dúvidas e sugestões podem ser encaminhados pelo email [email protected] ou telefone: 4886-9608.

Você também pode se engajar voluntariamente e participar de diversos plantios na cidade, entre em contato.

O Projeto Plantar é realizado pela Prefeitura de Itu por meio da Secretaria de Meio Ambiente com parceria da Secretaria de Educação, EPPO S/A, Águas de Itu, AR-Itu (Agência Reguladora dos Serviços Delegados), proprietários rurais, escolas particulares e instituições da sociedade civil.

Para saber mais, acesse os links abaixo:

Guia orientativo Plante e Cuide:

https://www.itu.sp.gov.br/painel/arquivos/pdf/folder_plante_cuide.pdf

Plano de Arborização Urbana:

https://www.itu.sp.gov.br/painel/arquivos/files/2014_10_17_Plano_de_Arborizacao_Urbana.pdf

Plano de Restauração de Matas Ciliares e Nascentes:

https://www.itu.sp.gov.br/painel/arquivos/files/2014_11_07_Plano_Municipal_de_2014.pdf

Texto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(02/12/2014)