Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeCulturaPrefeitura de Itu homenageia os 80 anos do Iphan

Prefeitura de Itu homenageia os 80 anos do Iphan

Na manhã de quarta-feira (18/01) o prefeito Guilherme Gazzola entregou à equipe do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) uma placa em homenagem aos 80 anos da instituição, comemorados no último dia 13.

Os arquitetos Mauro Bondi e Eneida Carvalho Ferraz Cruz, representando o Iphan, agradeceram e destacaram o belo trabalho que a cidade vem realizando quanto ao restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária. Já o prefeito Guilherme Gazzola foi presenteado com livros e um DVD sobre patrimônios históricos.

A igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, localizada no centro histórico de Itu, foi o primeiro Bem Patrimonializado no interior do estado, em 1938, convertida em Monumento Nacional. Posteriormente também receberam essa chancela o Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Carmo e o conjunto de oito pinturas localizado no corredor da Igreja Nossa do Patrocínio. Todos os tombamentos estão associados às obras do artista Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

A reunião contou com a presença dos secretários de Cultura, Geraldo Gonçalves, de Planejamento, Plínio Bernardi Junior e de Turismo, Lazer e Eventos, Vinícius Salton; de diretores municipais; de Jorge Luiz Vernaglia, projetista das obras de restauro; Marcelo Pucci, arquiteto e Huides Souza Cunha, fiscal de bens móveis do Iphan.

Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

Decom

(18/01/2016)