05/03/2024
HomeSaúdePrefeitura certifica mais uma empresa com o Serviço de Inspeção Municipal

Prefeitura certifica mais uma empresa com o Serviço de Inspeção Municipal

Foi entregue pela secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino Camargo, e pelo diretor de Saúde da Comunidade, Manoel Guardia, o Certificado de Registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Itu à empresa Augusto Luiz Stolf.

Estiveram presentes no ato da entrega os proprietários da empresa, Luiz Stolf, Augusto Luiz Stolf e Antonia Crescência Rodrigues Stolf. A empresa certificada atua na categoria Indústria de Produtos Cárneos.

O serviço de inspeção implantado em Itu é tido como referência, uma vez que a cidade foi a pioneira no Estado de São Paulo e uma das primeiras no Brasil a ter seu SIM validado em todo o território nacional, devido à adesão ao SISBI (Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Ordem Animal). Com essa adesão, todo estabelecimento aprovado e indicado pelo SIM de Itu é certificado para vender seus produtos em todo o País.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, devem passar por inspeção sanitária todos os produtores de alimentos de origem animal como leite (e seus derivados), carnes, ovos, peixe e mel, que queiram comercializar seus produtos.

A avaliação leva em conta toda a cadeia produtiva, desde a origem da matéria prima até a elaboração do produto final, enfatizando princípios de higiene e sanitização dos estabelecimentos e seus equipamentos. Além de estimular os produtores locais a saírem da clandestinidade, o SIM fortalece a agricultura familiar, garante a segurança alimentar ao consumidor final e responsabilidade ambiental.