Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeito Tuíze recebe o Prêmio Greening das mãos do Governador Alckmin

Prefeito Tuíze recebe o Prêmio Greening das mãos do Governador Alckmin

Prêmio é considerado o “Oscar da Sustentabilidade” e considerou o Novo Paço Municipal de Itu como o melhor projeto de construção verde

O prefeito Antonio Tuíze recebeu das mãos do governador Geraldo Alckmin o Prêmio Greening na categoria “projeto”, diante das práticas exigidas para a certificação do Novo Paço Municipal de Itu junto ao LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para as construções sustentáveis. A premiação aconteceu na manhã de terça-feira (12/03), durante a abertura da 19ª Feicon Batimat (Salão Internacional da Construção), na cidade de São Paulo.

O Prêmio Greening foi criado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, sendo que todo ano o Green Building Council Brasil (GBC) participa da Feicon indicando os vencedores como forma de reconhecimento aos profissionais e empresas que se destacam na área da sustentabilidade.

Para o prefeito Tuíze, engenheiro responsável pela construção do prédio na gestão anterior, quando foi secretário municipal de Administração, o prêmio é um reconhecimento pela liderança e pioneirismo de Itu em construir um prédio à frente de seu tempo. “Graças aos conceitos de sustentabilidade empregados na construção da Prefeitura, a cidade turística de Itu tem hoje um novo cartão postal, um marco histórico onde o tema da sustentabilidade irá ditar as regras destes novos tempos”, explanou Tuíze.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero, e o empresário José Carlos Ventri, diretor-presidente da EPPO Ambiental, construtora do prédio verde, também estiveram presentes na cerimônia, que premiou ainda o arquiteto Benedito Abbud (categoria arquiteto), a Precon (categoria construtora), a Cyrella Investimentos Imobiliários (categoria incorporadora) e o Dr. Simon Jacques Levy (categoria fornecedor de material e prestador de serviços).

Novo Paço Municipal

Inaugurado em 27 de junho de 2012, o prédio da Prefeitura de Itu segue um novo modelo de construção que já é realidade nos países mais desenvolvidos. Trata-se do “green building” (prédio verde), um conceito criado em 1993 nos Estados Unidos e que é seguido por 117 países.

Este conceito leva em conta princípios fundamentais, tais como a utilização eficiente da água, da energia, da terra e de outros materiais, reduzindo a poluição e a produção de resíduos. Um prédio dentro dessa abordagem protege a saúde dos ocupantes e aumenta a produtividade de seus servidores, proporcionando, assim, um melhor atendimento a todos.

O prefeito ituano destacou que, devido as novas tecnologias empregadas na construção, o novo Paço tem redução de até 50% no consumo de água, 30% de energia, 35% na emissão de gases e até 60% na geração de resíduos.

Visitas monitoradas

Interessados em conhecer todos os detalhes que fazem do novo Paço Municipal o primeiro prédio público municipal verde da América Latina, podem participar das visitas monitoradas ao prédio.

Nestas visitas são enfocados a história do local onde foi construída a Prefeitura, arborização, telhado verde, redução do consumo de energia, reaproveitamento e uso eficiente da água, uso de materiais certificados, a gestão integrada dos resíduos, entre outros itens.

As visitas acontecem em grupos de até 25 pessoas e devem ser agendadas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone (11) 4886-9834 ou pelo e-mail [email protected].

Crédito da foto: Daniel Alcântara/AI Prefeitura de Itu