Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeCulturaPrefeito participa de solenidade de abertura da Semana da Convenção

Prefeito participa de solenidade de abertura da Semana da Convenção

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, participou na última quinta-feira (18/04) da solenidade oficial de abertura da Semana da “Convenção Republicana”. O evento aconteceu na Casa do Barão e contou com a presença da secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz; professora Sheila Walbe Ornstein, diretora do Museu Paulista; o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Josimar Ribeiro, secretários, diretores e autoridades municipais também marcaram presença.
Na ocasião foram lançados os selos comemorativos aos 140 anos da “Convenção de Itu”, 90 anos de abertura do Museu Republicano e 50 anos de integração à USP. Também foi lançado o concurso literário “Convenção de Itu”, promovido pela Academia Ituana de Letras (Acadil) e apresentado o Projeto Educativo do Museu Republicano: “Memórias da Convenção”. O filme Convenção de Itu, de Oswaldo de Oliveira, de 1973 foi apresentado ao público e agradou todos os presentes.
O Coral Vozes de Itu apresentou o Hino Republicano e uma música composta por Elias Lobo, um dos convencionais e a Academia Ituana de Letras fez uma intervenção literária com o texto “Solar dos Azulejos” da professora Maria Lúcia Marins e Dias Caselli.

Foto e texto: Renata Guarnieri