Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeito participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento

Prefeito participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento

O prefeito Antonio Tuíze e o secretário municipal de Apoio ao Emprego e Incentivo ao Desenvolvimento Empresarial, José Rubens Nunes Gomes, estiveram em Sorocaba, no último dia 30, quando houve a 1ª reunião de instalação e posse do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba.

Durante a reunião também foram apresentados o Regimento Provisório do colegiado, além das oficinas de capacitação técnica para agentes municipais e representantes da sociedade civil, com o objetivo futuro de criar os Conselhos Consultivos e Câmaras Temáticas.

Os 26 prefeitos dos municípios integrantes da RMSorocaba, representantes do Estado e da Assembleia Lesgilativa compõem o Conselho de Desenvolvimento, que deliberará sobre as prioridades, objetivando o desenvolvimento da região.

O Conselho terá como atribuições os seguintes campos funcionais: planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social, esporte, lazer e cultura e o planejamento integrado da segurança pública.

Além de Itu, a Região Metropolitana de Sorocaba, sancionada em 8 de maio de 2014 pela Lei Complementar 1.241, é composta por outros 25 municípios: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Texto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu
Foto: Divulgação