Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeito de Bebedouro visita Paço Municipal de Itu

Prefeito de Bebedouro visita Paço Municipal de Itu

Atraído pelo pioneirismo de Itu em construir o primeiro prédio público sustentável da América Latina, o prefeito da cidade de Bebedouro (SP), Fernando Galvão Moura acompanhado de uma comitiva de funcionários e empresários, realizou na tarde desta quarta-feira (03/04), uma visita técnica monitorada no Novo Paço Municipal ituano.

A comitiva foi recepcionada pelo diretor administrativo Ademir Uchoa e um membro da Comissão Interna A3P que apresentou aos visitantes todos os detalhes das práticas exigidas para a certificação do prédio verde junto ao LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para construções sustentáveis.

Os visitantes conheceram a história do local onde foi construída a Prefeitura e em seguida, os processos de arborização, telhado verde, redução do consumo de energia, reaproveitamento da água, uso de materiais certificados, gestão integrada dos resíduos, entre outros itens.

O prefeito de Bebedouro também soube do prêmio que o prefeito Antonio Tuíze recebeu das mãos do Governador Geraldo Alckmin no mês passado, durante a abertura da 19ª Feicon Batimat (Salão Internacional da Construção), em reconhecimento aos profissionais e empresas que se destacam na área da sustentabilidade.

Paço Municipal

Inaugurado no dia 27 de junho de 2012 o prédio da Prefeitura de Itu segue um novo modelo de construção que já é realidade nos países mais desenvolvidos. Trata-se do “green building” (prédio verde), um conceito criado em 1993 nos Estados Unidos e que é seguido por 117 países.

Este conceito leva em conta princípios fundamentais, tais como a utilização eficiente da água, da energia, da terra e de outros materiais, reduzindo a poluição e produção de resíduos. Um prédio dentro dessa abordagem protege a saúde dos ocupantes e aumenta a produtividade de seus servidores, proporcionando assim um melhor atendimento a todos.

O prefeito Tuíze destaca que devido às novas tecnologias empregadas na construção o novo Paço tem redução de até 50% no consumo de água, 30% de energia, 35% na emissão de gases e até 60% na geração de resíduos.

Visitas monitoradas

Interessados em conhecer todos os detalhes que fazem do novo Paço Municipal, o primeiro prédio público municipal verde da América Latina, podem participar das visitas monitoradas ao prédio que acontecem em grupos de até 25 pessoas e devem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (11) 4886 9834 ou pelo e-mail [email protected].


Crédito das fotos: Daniel Alcântara/Decom Itu

DA