Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeEducaçãoPetrans inicia formaturas do 1º semestre na Rede Municipal de Ensino

Petrans inicia formaturas do 1º semestre na Rede Municipal de Ensino

Alunos da Emef Padre Bento fazendo o juramento do Petrans.

Alunos da Emef Padre Bento fazendo o juramento do Petrans.

A Prefeitura de Itu, através das Secretarias Municipais de Educação e Segurança, Trânsito e Transportes realiza de 28 de julho a 08 de agosto, as formaturas referentes ao primeiro semestre, do Petrans (Programa de Educação no Trânsito), nas escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino.

Na segunda-feira (28/07), a formatura foi realizada na Emef Padre Bento, e celebrou o encerramento do curso e a entrega de certificados, dos alunos do 4º ano A, B e C. A cerimônia contou com as presenças dos instrutores do Petrans, do corpo docente da escola, além dos pais e parentes das crianças, que prestigiaram o evento. Também na segunda-feira, aconteceu a formatura dos alunos da Emef Profª. Ermelinda Silveira Machado, e terça-feira, dia 29, foi a vez da Emefei Márcio João de Arruda.

Lançado e implantado em 2009, o Petrans já formou milhares de crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas.

O Petrans tem a coordenação do GCM 2ª Classe Bellão e ainda os instrutores GCM 2ª Classe Catarino, GCMF 2ª Classe Sueli Garcia, GCMF 2ª Classe Ivone, Eva Bellão e a GCMF 2ª Classe Maria Aparecida. O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos. Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

As formaturas prosseguem até o dia 08 de agosto, em várias escolas da Rede Municipal. Confira a programação:

30/07 – Emef Dr. Francisco Ursaia
30/07 – Emef Profª. Marilze Calil
04/08 – Emef Segundo Lorenzetti
04/08 – Emefei Profª. Maria Aparecida T. Navarro Dias
05/08 – Emefei Camping Santa Fé
06/08 – Emefei Walter Friedrich
06/08 – Emefei Dona Gabriela Emília C. Pacheco
07/08 – Emefei Rachel Steiner Leitão
07/08 – Emefei Rotary Itu/Terras de São José
08/08 – Emef Monsenhor Camilo Ferrarini

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu
Fotos: Divulgação