24/03/2024
HomeGestões AnterioresPetrans inicia aulas práticas sobre educação no trânsito

Petrans inicia aulas práticas sobre educação no trânsito

Agentes do Petrans (Programa Municipal de Educação no Trânsito) compareceram, na semana passada, na Escola “Profª. Ermelinda Silveira Machado”, no bairro Presidente Médici, a fim de iniciarem, por esta escola, as aulas práticas do programa neste ano de 2013.

Com isso, além das aulas e orientações sobre leis de trânsito, os alunos puderam executar, na prática, os conceitos aprendidos na teoria. Com uma volta no quarteirão, os alunos presenciaram motoristas sofrendo abordagens feitas pelos agentes de trânsito e instrutores do Petrans.

Caso o motorista estivesse com cinto de segurança, ganhava aplausos das crianças. Do contrário, recebia um gesto negativo com as mãos, em sinal de desaprovação. O instrutor não permite vaias, pois o objetivo é educar, e não humilhar.

Segundo as professoras e a diretora da escola, o Petrans colabora muito com a educação não só das crianças, mas de toda a comunidade, pois a criança leva esse conhecimento para a casa e o espalha em sua família e amigos.

Petrans

O Petrans começou suas atividades em 2009 na rede municipal de ensino. É uma parceria entre a Secretaria de de Segurança, Trânsito e Transportes e a Secretaria de Educação e já formou mais de 10 mil alunos.

É um programa educativo e preventivo que une educação teórica e prática com aulas dinâmicas, cujo objetivo é educar as crianças em seu meio natural, prevenindo acidentes e incutindo respeito às leis de trânsito através de noções sobre o funcionamento do tráfego e respeito aos pedestres e ciclistas.

As aulas acontecem na própria escola onde a criança estuda. São ministradas por guardas civis municipais e agentes de trânsito instrutores do Petrans e acompanhadas pelos professores titulares das turmas.

Crédito da foto: Rafael Bortoleto/AI Prefeitura de Itu