Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeEducaçãoPetrans forma mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino

Petrans forma mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Itu, através das Secretarias Municipais de Educação e Segurança, Trânsito e Transportes, realizou nos dias 22, 23 e 24 de junho, as formaturas do Petrans (Programa de Educação no Trânsito), referentes ao primeiro semestre de 2016.

As cerimônias aconteceram no auditório do Centro de Formação dos Professores, e contaram com as presenças da secretária municipal de Educação, Marilda Cortijo, da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Márcia Maia e do coordenador do Petrans, GCM Bellão, além de diretoras e professoras das unidades participantes, instrutores do programa educacional e mais de mil alunos formandos, de 13 escolas municipais.

Participaram das formaturas do Petrans, as EMEFs “Profª Ermelinda Silveira Machado”, “Monsenhor Camilo Ferrarini”, “Padre Bento”, “Profª Marilze Calil”, “Dr. Francisco Ursaia” e “Segundo Lorenzetti”, e as EMEFEIs “Dona Gabriela Emília C. Pacheco”, “Profª Maria Aparecida T. Navarro Dias”, “Profª Rachel Steiner Leitão”, “Rotary Itu terras de São José”, “Walter Friedrich”, “Márcio João de Arruda” e “Camping Santa Fé”.

Desde que foi implantado na Rede Municipal de Ensino, o Petrans já formou mais de 23 mil crianças, com a finalidade de orientar e educar esses futuros motoristas e pedestres para enfrentar os problemas e os perigos do trânsito. Os alunos recebem informação e formação em sala de aula, por parte dos instrutores do programa, acompanhados pelos professores.

A intenção do Petrans é conscientizar os futuros motoristas desde sua infância, passando noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas.

O Programa de Educação no Trânsito possui quatro módulos de formação e aulas semanais nas escolas, com duração máxima de 50 minutos. Também são utilizadas aulas práticas, sempre acompanhadas dos instrutores e professores, contanto com avaliações periódicas, para a verificação do aprendizado do aluno. Os instrutores contam ainda com a participação ativa dos pais dos alunos, na propagação do assunto “trânsito”, na sociedade.

Texto e fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(24/06/16)